24 de março de 2025
Comprovante

Servidores de Goiás já podem acessar comprovante de rendimentos para Imposto de Renda

O documento pode ser acessado por meio do site da Secretaria de Estado da Administração (Sead) ou pelo Portal Expresso
Foram gerados 180.704 comprovantes de rendimentos ano-base 2024. Foto: Reprodução/Unsplash.
Foram gerados 180.704 comprovantes de rendimentos ano-base 2024. Foto: Reprodução/Unsplash.

O comprovante de rendimentos dos servidores públicos estaduais da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo de Goiás já está disponível para consulta. O documento pode ser acessado por meio do site da Secretaria de Estado da Administração (Sead) ou pelo Portal Expresso.

Foram gerados 180.704 comprovantes referentes ao ano-base 2024, essenciais para a declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), cujo prazo de entrega começa em março de 2025.

Como acessar o comprovante

Os servidores estaduais têm duas opções para acessar o documento. Pela página da Sead, o usuário deve rolar a tela até o banner “Serviços para Servidores” e clicar no link “Comprovante de Rendimento (Imposto de Renda – Pessoa Física)”, localizado na aba de serviços. Em seguida, basta inserir o CPF e a senha utilizada para consulta do contracheque.

Outra opção é acessar o documento pelo Portal Expresso, para aqueles que possuem conta no GOV.BR ou Certificado Digital. O servidor deve entrar na página www.go.gov.br, clicar em “Servidor” ou “Entrar com o gov.br”, inserir CPF e senha GOV.BR ou acessar com certificado digital. Após o login, basta selecionar “Acessar Portal do Servidor” e, em seguida, “Consultar Comprovante de Rendimentos”.

Informações sobre descontos e múltiplos vínculos

O comprovante de rendimentos traz informações detalhadas sobre os valores descontados em folha de pagamento. No caso do plano de saúde IPASGO, os valores informados no quadro 7 (Informações Complementares) referem-se apenas aos descontos automáticos. Para consultar os valores relativos à coparticipação em procedimentos médicos de titulares e dependentes, o servidor deve acessar diretamente o Portal do Ipasgo.

Além disso, é importante atentar-se ao selecionar o campo “órgão” na hora de emitir o comprovante. Servidores que exerceram atividades em mais de uma pasta ou passaram por aposentadoria podem precisar gerar documentos separados para cada órgão em que estiveram lotados durante o período.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Economia / Notícias do Estado