23 de junho de 2024
Destaque 2

Servidores da UFG com sintomas de Covid-19 farão teste neste sábado (20)

Teste será na modalidade drive-thru. (Foto: Enio Medeiros)
Teste será na modalidade drive-thru. (Foto: Enio Medeiros)

Servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG) com sintomas gripais farão, neste sábado (20), testes para diagnóstico da Covid-19. Serão aplicados testes RT-PCR, padrão ouro para detecção do coronavírus Sars-CoV-2, e testes rápidos, com coleta de sangue periférico, que indicam também se a pessoa produziu anticorpos para o patógeno.

A testagem será na modalidade drive-thru. A UFG realiza agendamento pelo telefone (62) 99504-1940, com a servidora Patrícia. O atendimento ocorrerá das 9h às 16h, com postos de coleta no Câmpus Colemar Natal e Silva (tenda no Centro de Aulas D) e no Câmpus Samambaia, no estacionamento do Centro de Eventos. É obrigatório o uso de máscara.

A iniciativa atende professores, técnico-administrativos e servidores terceirizados e é considerada piloto. A UFG diz que há possibilidade de uma nova rodada de testes. As Faculdades de Enfermagem, Farmácia e Medicina, junto com o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB) são responsáveis pelos testes.

Os laboratórios que realizarão os exames são: Laboratório Multiusuário de Pesquisa Clínica (Lampec) da Fen, Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces) do ICB, Laboratório Rômulo Rocha da Faculdade de Farmácia (FF) e Laboratório Margarida Dobler Komma (IPTSP). O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) também auxiliará no apoio logístico do evento.

O reitor da UFG, Edward Madureira, e o pró-reitor Laerte Guimarães testaram positivo para a Covid-19 recentemente. Guimarães, inclusive, precisou ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)


Leia mais sobre: / / Destaque 2 / Goiânia