18 de abril de 2024
EM APARECIDA DE GOIÂNIA

Serra da Areia une Secretaria do Meio Ambiente de Aparecida e Ibama para conter degradação

Visita à Serra da Areia objetiva atender animais silvestres, capacitar uma brigada de incêndio e fiscalização para coibir crimes ambientais
Visita aconteceu em áreas dos bairros do Comendador Walmor e Jardim Riviera. (Foto: Rodrigo Estrela)
Visita aconteceu em áreas dos bairros do Comendador Walmor e Jardim Riviera. (Foto: Rodrigo Estrela)

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia (Semma) e do Ibama em Goiás realizaram uma visita a Áreas de Proteção Ambiental Serra da Areia, em áreas dos bairros do Comendador Walmor e Jardim Riviera. O objetivo da ação seria estabelecer ações de parcerias para conservar e preservar a reserva.

Além disso, a visita a Serra da Areia objetiva atender animais silvestres, capacitar uma brigada de incêndio, fiscalização para coibir crimes ambientais, ações de recuperação de nascentes com plantio de espécies nativas e projeto de agrofloresta para uma área pública degradada.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen, o Ibama vai auxiliar a equipe da Semma para ampliação das atuações de conservação, preservação e fiscalização. “Além disso, preparar pessoas da comunidade para criação da brigada de incêndio e vamos firmar parceria com proprietários de chácaras na Serra da Areia para que possamos ampliar ações de proteção, valorização e preservação do Cerrado”, afirma.

De acordo com o superintendente do Ibama em Goiás, Nelson Galvão, a área da Serra da Areia é importante para a população de Aparecida de Goiânia, uma vez que é reserva de água para 40 bairros do município. “E o Ibama vai contribuir tecnicamente para que a Serra da Areia volte a ter uma recarga maior de lençol freático, proteção e preservação do bioma Cerrado. Deparamos hoje com sinais de degradação e precisamos atuar em conjunto para que a Serra não perca sua biodiversidade”, diz.

Serra da Areia

A Serra da Areia é uma área com diversidade do Cerrado, abrigando vida selvagem, vegetação, nascentes e cursos d’água, sendo um dos maiores patrimônios ambientais do Centro-Oeste. A reserva que o local abriga tem área de 59,66 km² e 136 propriedades particulares, em que os proprietários devem preservar a fauna, flora e recursos naturais.

Apesar de ser de domínio privado, a Serra da Areia tem sido alvo de crimes ambientais, como por exemplo com descarte irregular de lixo e atividades esportivas proibidas por lei. Dentre as atividades estão acampamentos, motocross, ciclismo, trilha, caça e pesca.


Leia mais sobre: / / / / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.