27 de maio de 2024
Senador Canedo • atualizado em 20/10/2021 às 14:37

Senador Canedo: Prefeito crê em retorno total às escolas em 2022

Fernando Pellozo durante início das obras de casas destruídas por reservatório, em Senador Canedo. (Foto: Thyago Humberto/DG)
Fernando Pellozo durante início das obras de casas destruídas por reservatório, em Senador Canedo. (Foto: Thyago Humberto/DG)

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD), acredita que todos os alunos terão condições seguras de retornar às escolas no próximo ano. A declaração foi dada nesta quarta-feira (20), durante lançamento da obra de reconstrução das casas atingidas pela caixa d’água na região sul.

Em entrevista ao DG, Pellozo explicou que a administração tem atuado para adaptar as instituições às necessidades sanitárias. “Estamos focados na reforma das escolas para que crianças e profissionais da educação tenham um ambiente seguro e favorável para trabalhar”, afirmou.

Atualmente, as aulas na rede municipal de Senador Canedo ocorrem em formato virtual. Apenas a Educação de Jovens Adultos (EJA) está com classes híbridas.

O movimento para a volta total às escolas ganhou força no Brasil com o avanço da vacinação contra a covid-19. São Paulo, por exemplo, determinou o retorno de 100% dos estudantes à escola a partir desta semana. Outros estados também já retiraram as restrições de presença de estudantes nas instituições de ensino.

Flexibilização em Senador Canedo

O prefeito admite que já pensa em novas flexibilizações com a melhora dos números da epidemia de covid-19. No entanto, Pellozo evita falar no que pode ser ou não liberado. Ele aponta que o índice de mortes, apesar do recente arrefecimento, ainda é alto.

“Estamos flexibilizando paulatinamente e observando nosso cenário. Ainda não acabou a pandemia. Senador Canedo ainda tem uma morte a cada dois dias, em média. A gente pede a população para manter cuidados com máscara e higienização. Mas a pandemia, felizmente, mostrou sinais de alívio”, pontua.

Reforma administrativa

Nos últimos meses, a prefeitura de Senador Canedo viveu uma reforma administrativa. Novos secretários assumiram a Educação, Iamesc e Secretaria de Governo.

Entre os nomes anunciados está o do professor Marcelo Ferreira, que foi secretário em Goiânia. O secretário Sidney Pires assume o comando do Instituto de Assistência Médica dos Servidores Públicos, o Iamesc. O trabalho à frente da Secretaria de Governo será feito pela secretária Mara Alves, que será a porta-voz das ações políticas da atual administração. 

Pellozo avalia que as mudanças na estrutura da gestão foram positivas, mas elas não devem parar por aqui.

“A reforma fez uma higienização na estrutura legal da prefeitura. Era necessária. Havia lei que desde 2010 não era atualizada. Mas eu vejo a necessidade de mais alguns ajustes para que essa reforma chegue até a população e para que a prefeitura seja uma empresa pública ágil. Fiquei satisfeito, mas planejamos mais modificações no ano que vem para deixar essa estrutura mais moderna, ágil e menos onerosa.


Leia mais sobre: / / / Senador Canedo