23 de maio de 2022
Força-tarefa

Senador Canedo fecha o cerco contra o mosquito da dengue

O serviço contou com o trabalho da equipe de endemias da Secretaria de Saúde
Senador Canedo fecha o cerco contra o mosquito da dengue (Foto: Divulgação)
Senador Canedo fecha o cerco contra o mosquito da dengue (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Senador Canedo, tem fechado o cerco contra a dengue e no último sábado (05/03) promoveu um mutirão contra o mosquito nos setores Margarida Procópio e Vila São João. A ação mobilizou várias secretarias e contou com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa).  

O objetivo da ação era orientar moradores da região, além de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que além de transmitir dengue, também é vetor de zika e chikungunya. O serviço contou com o trabalho da equipe de endemias da Secretaria de Saúde, que distribuiu panfletos de orientação aos moradores e também realizou oito bloqueios perifocais com bombas costais, em um total de 40 quadras residenciais. 

O bloqueio com bomba costal é capaz de eliminar o mosquito adulto, interrompendo o ciclo de transmissão das doenças. 

Continua após a publicidade

A Secretaria de Infraestrutura e Obras também estava presente e realizou o recolhimento de entulhos das residências e lotes baldios, que podem abrigar água parada, focos do mosquito Aedes aegypti. A ação também teve apoio da Superintendência de Desenvolvimento Comunitário (Sudec) e da Cufa, que prestou apoio aos servidores. 

Segundo a secretária de Saúde, Ludymila Maranha, que esteve presente na ação, a prevenção é o melhor combate. “A doença da dengue vem se alastrando por todos os municípios, e em Senador Canedo não é diferente. Para que a prevenção da doença aconteça de maneira oportuna, é fundamental a participação da comunidade por meio de uma mobilização social.“, destacou.