28 de junho de 2022
Política • atualizado em 24/11/2020 às 14:43

Sem registro do Aliança, Bolsonaro pode anunciar filiação em outro partido em março

Bolsonaro pode anunciar novo partido em março. Foto: Antônio Cruz- Agência Brasil.
Bolsonaro pode anunciar novo partido em março. Foto: Antônio Cruz- Agência Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (23), em uma fala transmitida por um site bolsonarista, que pode se filiar a um novo partido em março caso o Aliança pelo Brasil não obtenha registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Não é fácil formar um partido hoje em dia. A gente está tentando [formar a Aliança pelo Brasil] mas, se não conseguir, a gente em março vai ter uma nova opção”, disse ao chegar ao Palácio da Alvorada, em Brasília.

A fala veio em resposta à pergunta de uma apoiadora, que afirmou estar trabalhando pela criação do Aliança no Paraná. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a data indicada por Bolsonaro mostra que ele aguarda uma definição da sucessão na presidência da Câmara para definir seu novo partido.

Continua após a publicidade

O presidente foi eleito pelo PSL, mas abandonou a sigla em 2019 após se desentender com dirigentes da legenda. Inicialmente, quando lançou o Aliança, Bolsonaro esperava ser possível lançar candidatos já nas eleições municipais, o que não aconteceu.

Com isso, aliados já admitem que ele deve desistir da criação do partido. A questão que paira é se ele irá para um partido menor ou algum com maior estrutura. Não está descartado migrar para partidos do centrão.