26 de junho de 2022
Eleições 2022

Sem Marconi, delegado Waldir lidera corrida pelo Senado Federal

Apesar de liderar, aliados do tucano defendem sua pré-candidatura ao Governo
Marconi Perillo lidera corrida para o Senado; Waldir Soares, João Campos e Alexandre Baldy também estão bem posicionados (Foto: Montagem/DG)
Marconi Perillo lidera corrida para o Senado; Waldir Soares, João Campos e Alexandre Baldy também estão bem posicionados (Foto: Montagem/DG)

O Instituto Real Time Big Data simulou dois cenários na corrida pelo Senado Federal. No primeiro, com Marconi Perillo (PSDB-GO), o ex-governador lidera a disputa. No segundo, o deputado federal e delegado Waldir Soares (União Brasil-GO) ocupa a liderança. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (23/06) pela Record TV, responsável por encomendar a pesquisa.

Com Marconi Perillo, o tucano lidera a pesquisa com 28% das intenções de voto. Atrás, o deputado federal Delegado Waldir com 15%. O deputado federal João Campos (Republicanos), que anunciou uma aliança com o ex-prefeito e pré-candidato ao Governo, Gustavo Mendanha (Patriota), tem 10%. O presidente do Progressistas Alexandre Baldy aparece com 8%, enquanto o médico e deputado federal Zacharias Calil, tem 6%. A dupla espera o aval do governador Ronaldo Caiado para a vaga na chapa governista.

Wilder Morais, do PL, que caminha junto com o deputado federal Major Vitor Hugo, também do PL, tem 4%. Fecham o grupo da base governista que tenta um lugar ao lado de Caiado, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD) e o atual senador Luiz do Carmo, do PSC, ambos com 2%. Até o momento, o governador Ronaldo Caiado tem dito que o potencial de voto seria levado em conta para que pudesse bater o martelo.

Continua após a publicidade

O empresário Leonardo Rizzo, do Novo, tem 1% das intenções de voto, enquanto Cristiano Cunha (PV), Denise Carvalho, do PCdoB, Manu Jacob, do PSOL e Alexandre Pantaleão da Unidade Popular não pontuaram. Brancos e nulos somam 17% enquanto não sabem ou não responderam são 15%.

Waldir lidera corrida sem o tucano

Como Marconi Perillo ainda não bateu o martelo se irá disputar o Governo ou o Senado, o Instituto realizou outra simulação sem seu nome. Neste cenário, delegado Waldir Soares lidera, mas não recebe a conversão de votos que faz crescer a fatia dos brancos, nulos e indecisos, haja vista que 23% não souberam ou não responderam, enquanto 20% disseram votar branco ou nulo. O deputado federal tem 19%.

Continua após a publicidade

Neste cenário, João Campos está na segunda colocação com 12% dos votos e o pepista Alexandre Baldy aparece com 12%. O ex-senador da República, Wilder Morais tem 5% das intenções de voto e Lissauer Vieira, do PSD, tem 4%. Luiz do CArmo, tem 3%. Denise Carvalho, do PCdoB, Leonardo Rizzo, do Novo, e Manu Jacob, do Psol, somam 1%. Cristiano Cunha do PV e Reinaldo Pantaleão da Unidade Popular, tem 0%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número GO-02114/2022.

Leia mais sobre:
Eleições 2022