13 de abril de 2024
Crime Cibernético

Seis sites estaduais foram comprometidos após ataque hacker ao Governo de Goiás

Agenda de autoridades e outros serviços foram temporariamente desativados
Mensagem deixada por hackers no site do Governo de Goiás. Foto: Reprodução
Mensagem deixada por hackers no site do Governo de Goiás. Foto: Reprodução

Após ataque hacker ao site do Governo de Goiás, na tarde desta segunda-feira (2), seis endereços eletrônicos estaduais ficaram comprometidos. São eles, de acordo com o Executivo, o Portal oficial do Governo de Goiás, Iquego, Metrobus, Controladoria-Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação de Goiás e Goiás Parcerias. 

A informação enviada aos colaboradores é de que o time da Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (STI/SEDI) atuou de imediato e promoveu algumas ações de contorno aos problemas causados. Uma delas se dá para a agenda de autoridades, que foi temporariamente desativada de todos os sites. Os usuários com permissão de edição nos endereços impactados também foram desativados.

Após o ataque, os hackers deixaram a seguinte mensagem no site oficial do Governo de Goiás: “Hahaha, Estado de Goiás hacked xD Aquele tour básico em seus servidores. Abraço pro TI do Estado de Goiás”. A equipe responsável pela manutenção do site conseguiu retirar a mensagem deixada pelo hacker, no momento eles trabalhavam para reativá-lo.

De acordo com a Sedi, nenhum serviço de acesso ao cidadão foi afetado com a invasão, mas os efeitos ainda estão sendo avaliados pelos técnicos.


Leia mais sobre: / / Política