O segundo voo com brasileiros deportados pelo atual governo do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, chegará nesta sexta-feira (7) a Fortaleza. A primeira extradição, com 88 brasileiros, pousou dia 24 de janeiro em Manaus, causando mal-estar diplomático, uma vez que os passageiros, crianças e adultos, mesmo sem serem criminosos, viajaram algemados e acorrentados, sem alimentos e, segundo eles, em condições precárias porque o ar-condicionado do avião estragou sob tutela das autoridades norte-americanas.
O voo que chega nesta sexta-feira terá novo trajeto, conforme divulgaram a Agência Brasil e a CNN Brasil. Além disso, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o embarque dos brasileiros, em Alexandria, estado da Luisiana, nos Estados Unidos, será acompanhado por um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston.
A aeronave fará uma escala técnica em Porto Rico antes de seguir para Fortaleza, chegando na tarde de hoje, em horário ainda não definido. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizará, então, um avião Boeing KC-390 Millennium para levar os repatriados até Belo Horizonte.
Acolhimento e checagem migratória
“Em Fortaleza e em Belo Horizonte, o governo federal montará esquema de recepção e apoio, com base na experiência acumulada nas operações anteriores de repatriação. Nos dois aeroportos, a Polícia Federal fará operação especial para a realização de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária”, informou, em Brasília, o Itamaraty.
Na ocasião do primeiro grupo a chegar, ao tomar ciência de que brasileiros desembarcariam algemados e acorrentados, o governo brasileiro determinou a imediata retirada dos equipamentos de contenção dos deportados. Na sequência, disponibilizou uma aeronave da FAB para transportá-los até o destino final.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) classificou o incidente ocorrido como “inaceitável” e afirmou que os cidadãos brasileiros foram submetidos a um tratamento “degradante”. De acordo com a autoridade brasileira, essa ocorrência infringe um acordo estabelecido com os Estados Unidos em 2018.
Desde então, o governo federal tem adotado medidas visando garantir acolhimento humanizado de brasileiros repatriados dos Estados Unidos, oferecendo suporte imediato a todos eles.
Deportação em massa dos EUA
As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tiveram início poucos dias após Trump tomar posse. No dia 23 de janeiro deste ano, 538 pessoas foram detidas e centenas deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.
Ao longo da campanha presidencial, Trump prometeu conter a imigração ilegal nos EUA, cenário classificado por ele como “emergência nacional”. Logo em seu primeiro dia na presidência, ele assinou ordens destinadas a impedir a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.