09 de fevereiro de 2025
Medida de segurança • atualizado em 20/01/2025 às 16:09

Segunda via da conta de água passa a ser emitida somente com cadastro; entenda

Para dificultar golpes, o cadastramento pode ser feito no aplicativo da Saneago ou na Agência Virtual
A partir de agora, para emitir segunda via da conta de água será necessário criar um cadastro na Agência Virtual ou no Aplicativo da Saneago. Foto: Reprodução
A partir de agora, para emitir segunda via da conta de água será necessário criar um cadastro na Agência Virtual ou no Aplicativo da Saneago. Foto: Reprodução

A emissão da segunda via da conta de água deixou de ser disponibilizada sem login no site da Saneago. Com o objetivo de dificultar e inibir tentativas de golpes digitais contra clientes, como o golpe do boleto falso de 2ª via, por exemplo, a companhia mudou a forma de emissão para um método mais seguro: com realização de um cadastro virtual prévio nas plataformas digitais da Saneago.

A partir de agora, o cliente que desejar emitir a segunda via do boleto da conta de água precisará realizar um cadastro na Agência Virtual ou no aplicativo da companhia. O cadastramento é fácil e intuitivo e vale para todas as contas vinculadas ao titular.

Antes de realizar o cadastro, a Saneago alerta para que os clientes tenham atenção e se certifiquem de estarem acessando o site oficial da companhia (www.saneago.com.br). Além do site, também é possível realizar o cadastro pelo aplicativo para smartphones, disponível na Google Play e App Store, cujo download e utilização são gratuitos.

Com a nova forma de acesso, dá para consultar protocolos e solicitar outros serviços, como desobstrução de esgoto, religação, comunicação de falta de água e vazamentos, emissão de Certidão Negativa de Débitos, histórico de consumo, dentre outros. Inclusive, o cliente pode ainda optar por receber a sua fatura digital, mensalmente, encaminhada para o e-mail cadastrado. 

A Saneago conta com diversos meios para contato oficial: na Central 0800 645 0115, pelo Whatsapp (62) 3269-9115 e mensagem privada nas páginas oficiais da Companhia nas redes sociais (Instagram, X e Facebook). Esses canais também são divulgados na própria fatura de água e esgoto. Caso, mesmo assim, o cliente prefira atendimento presencial, basta procurar as unidades de Vapt Vupt, mediante agendamento prévio pelo site www.vaptvupt.go.gov.br.

Alerta contra Golpes 

A Saneago reforça que a nova medida visa a segurança dos clientes. Nos casos que foram registradas fraudes, ocorria que o usuário tentava emitir a fatura e, ao utilizar algum site de busca, se deparava com o um site fraudulento pensando ser o oficial.

Para evitar este tipo de situação, outra orientação importante é que o cliente não deixe de conferir o nome da empresa que receberá, antes de fazer o pagamento do boleto. Para as contas de água e esgoto da Saneago, o pagamento via Pix ocorre somente por meio do QR Code disponibilizado na própria fatura da Companhia.


Leia mais sobre: / / / Cidades