20 de maio de 2024
Operação retomada • atualizado em 10/05/2024 às 19:29

Segunda etapa do Programa Cidade Segura recolhe fios excedentes no Centro de Goiânia

Desde o início do projeto, em agosto de 2023, já foram recolhidas 73 toneladas de fios em desuso na capital
A segunda etapa foi retomada em março deste ano, após suspensão durante a época de chuvas. Foto: Secom
A segunda etapa foi retomada em março deste ano, após suspensão durante a época de chuvas. Foto: Secom

A segunda etapa do Programa Cidade Segura, da Prefeitura de Goiânia, está recolhendo fios excedentes no Centro da capital. Os trabalhos integram o Programa Centraliza, de revitalização do setor Central. A operação, retomada em março deste ano, já recolheu 73 tonelas de fios em desuso nos postes da cidade, desde agosto de 2023.

A ação, feita em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Equatorial e empresas de telecomunicações tem o objetivo de identificar, regularizar e retirar a fiação excedente ou obsoleta dos postes da cidade. O trabalho de retirada de fios excedentes, além de promover diretamente a segurança da população, contribui para a estética urbana e o cuidado com o meio ambiente.

Mais da metade do Centro já foi alvo das ações do Cidade Segura, que abrange, inclusive, parte da Região da 44. O bairro foi segmentado em cinco áreas, com equipes das empresas parceiras trabalhando diariamente desde o início de março de 2024. Os trabalhos, conforme as equipes executoras, são interrompidos apenas em dias de chuva para priorizar a segurança dos profissionais e a eficácia da ação.

Operação

Após a retirada de forma programada, a fiação excedente é recolhida e armazenada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que nesta semana, devido à grande quantidade de material, realizou a pesagem e a distribuição do material entre as cooperativas de catadores de recicláveis cadastradas junto à gestão municipal. São elas que cuidam do descarte para reaproveitamento.

As atividades, que também já passaram pelo Setor Sul, estão na segunda etapa do programa, que teve seu projeto piloto em bairros como Jardim Europa, Jardim Planalto, Vila União e Vila Mutirão I e II.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.