16 de julho de 2024
Saúde

Secretário Rasivel Santos faz crítica aos maus gestores da Saúde: “Incompetência mata”

Obra do hospital foi licitada em 2005 e somente em 2021, após quase 20 anos, foi retomada pelo Governo de Goiás na gestão de Ronaldo Caiado
Segundo Rasivel inaugurações anteriores foram "Fake", e hospital anteriormente nunca tinha atendido um paciente. (Foto: Reprodução/Diário de Goiás).
Segundo Rasivel inaugurações anteriores foram "Fake", e hospital anteriormente nunca tinha atendido um paciente. (Foto: Reprodução/Diário de Goiás).

Durante inauguração do Hospital Estadual de Águas Lindas, na região do Entorno do Distrito Federal, na manhã desta segunda-feira (17), o secretário de Saúde de Goiás, Rasivel dos Santos, fez duras críticas aos maus gestores da saúde. Isso porque a obra do hospital foi licitada em 2005 e somente em 2021, após quase 20 anos, foi retomada pelo Governo de Goiás. “Maus políticos fazem mal para a sociedade e incompetência mata”.

“Em 2013 por uma sub-rogação do convênio pelo Estado de Goiás a obra foi reiniciada e foi inaugurada em 2016 sem sequer ter atendido um paciente, era uma inauguração fake e a obra continuou paralisada e pasmem, em 2018, mesmo com mato aqui no hospital, mesmo o hospital sendo depredado a obra foi inaugurada novamente com a promessa de que em 15 dias ela voltaria a funcionar e nunca funcionou, nunca atendeu um paciente”, afirmou o secretário de Saúde.

Rasivel explica que fez um cálculo para estimar o número de atendimentos que seriam realizados no hospital em um período de 15 anos. “Aqui serão em torno de 6.500 internações por ano 660 cirurgias por ano e em torno de 180 partos por mês. Isso significa que em 15 anos a gente poderia ter internado 100 mil pessoas, a gente poderia ter 32 mil partos e 10 mil cirurgias”, citou.

Essa obra tem 16 mil metros quadrados, praticamente o dobro do que ela foi iniciada. O hospital já está funcionando e agora em agosto nós já vamos ter 164 leitos pra internação, sendo 40, de terapia intensiva, 20 adultos, 10 pediátricos e 10 de neonatal. Esse hospital vem a somar com as obras que o governador Ronaldo Caiado já vem inaugurando e ampliando, como o Hospital de Formosa e o Hospital de Luziânia.

Rasivel dos Santos

Primeiro atendimento em Águas Lindas

O paciente número “Um” do Hospital Estadual de Águas Lindas (Heal) foi recebido neste domingo (16). O agricultor Valentino da Rocha Ribeiro, de 69 anos, estava internado no Hospital Municipal Dom Luiz Fernandes, em Santo Antônio do Descoberto, desde o dia 6 de junho, e aguardava transferência para tratamento de pneumonia.

“Chegou aqui usando oxigênio há quatro dias e já está sendo bem tratado”, celebrou Rasivel. A ambulância chegou por volta das 13 horas e o paciente foi imediatamente levado ao leito, onde foi avaliado pelos profissionais do novo hospital estadual. Ainda na tarde do último domingo, outros três pacientes deram entrada no Heal, trazidos de ambulância de municípios próximos a Águas Lindas.


Leia mais sobre: / / Cidades / Saúde

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019