23 de abril de 2024
Cidades

Secretário avalia que atendimento no Credeq deveria ser expandido para Saúde Mental

Ismael Alexandrino testou negativo para o coronavírus. Foto: SES Goiás
Ismael Alexandrino testou negativo para o coronavírus. Foto: SES Goiás

O Governo do Estado tem a intenção de receber no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), em Aparecida de Goiânia, cerca de 50 jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), que fica no Conjunto Vera Cruz, região oeste de Goiânia. O assunto está sendo avaliado internamente por algumas áreas do governo estadual. Caso a intenção se confirme, será preciso promover uma mudança no perfil da unidade.

Questionado pela reportagem sobre o assunto, o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, explicou que é algo que o governo ainda não decidiu, mas que continua em avaliação. “Do ponto de vista da secretaria de Saúde, o que queremos é a expansão do atendimento da unidade do ponto de vista sobretudo ao paciente adolescente e jovem. O Credeq é muito restritivo em relação à idade. Existe um diálogo com outra secretaria, a de Desenvolvimento Social da possibilidade para usar a estrutura sobre o socioeducativo, mas ainda não está batido o martelo, existe esse diálogo no governo”, declarou o secretário.

A análise que Ismael Alexandrino faz é que de toda forma seria importante a expansão do atendimento para a área de Saúde Mental. “O que posso falar da secretaria é que vamos ampliar o atendimento, focando o atendimento multiprofissional, não só do médico psiquiatra, mas também do psicólogo, mas assistente social, fisioterapeuta e enfermeiro e que não seja tratada apenas a dependência química, mas a Saúde mental, cuja dependência química está inserida”, afirmou.

Protesto

Na última semana, Um grupo de manifestantes organizado por lideranças políticas e comunitárias de Aparecida de Goiânia se concentrou em frente ao Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq). O objetivo principal foi protestar contra a mudança de atendimento da unidade.

Leia mais

Presa dupla que assaltava e ameaçava comerciantes em Campinas

Preso em Goiânia traficante internacional de drogas


Leia mais sobre: / / / / / Cidades