28 de fevereiro de 2024
RESTAURAÇÃO

Secretária de Meio Ambiente apresenta ‘Programa Juntos pelo Araguaia’ em evento em Dubai

Secretária afirmou que o projeto é uma “estratégia de restauração ambiental”
Objetivo do programa é melhorar a qualidade ambiental em prol da revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia. (Foto: Semad)
Objetivo do programa é melhorar a qualidade ambiental em prol da revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia. (Foto: Semad)

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, coordenou o painel sobre conservação e restauração de biomas, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2023 (COP28), em Dubai. Durante o evento, que aconteceu no sábado (2), Vulcanis apresentou o Programa Juntos pelo Araguaia.

O objetivo do programa é melhorar a qualidade ambiental em prol da revitalização da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia. A meta é promover o equilíbrio entre valores ecológicos, econômicos e sociais, transformando a visão, significado, ação e relação das pessoas com o meio ambiente.

A apresentação do programa teria sido uma espécie de estratégia de restauração ambiental em face da degradação que aconteceu ao longo dos anos no Cerrado. Segundo a secretária, a degradação instaurou um estado de solos frágeis. “Nossos rios, que são os berços da maioria das bacias brasileiras, acabaram por sofrer um assoreamento muito grande”, completa.

De acordo com Vulcanis, Goiás já tem quase 500 hectares restaurados e que não existem recursos públicos sendo investidos no projeto. “Goiás ainda possui 35% de vegetação nativa, mas o restante já degradado, com consequências muito significativas na disponibilidade hídrica”, diz.

Durante a apresentação do Programa Juntos pelo Araguaia, a secretária lembrou que Goiás costuma ter seis meses de seca e seis meses de chuva e, conforme apresentado, no período de seca, é comum que os municípios fiquem sem água para abastecimento. “Neste período de seca, muitos municípios ficam sem água para o abastecimento. A partir daí, instauramos o Programa Juntos pelo Araguaia como uma estratégia de restauração ambiental. Sofremos as consequências da degradação que aconteceu ao longo dos anos num território cujos solos são frágeis”, afirma.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.