sábado, 6 de março de 2021
  • Login
Diário de Goiás
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
No Result
View All Result
Diário de Goiás
No Result
View All Result
Home Destaque

Saúde implanta matriz de risco por região com medidas restritivas contra o Coronavírus

Altair Tavares by Altair Tavares
17/02/2021
A A
0
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pede pelo amor de Deus para que ajudem no combate ao Coronavírus

Caiado: "Pelo amor de Deus", apelou o governador ao pedir apoio da população para combater ao Coronavírus em live recente (foto divulgação)

WhatsAppFacebookTwitterLinkedin

A reunião do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com prefeitos, presidentes de entidades comerciais e presidentes dos poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público parte da Nota Técnica divulgada pela secretaria de Saúde. O documento, assinado pelo secretário Ismael Alexandrino na noite de terça (16/01) propõe a implantação da gestão conforme a situação da pandemia do Coronavírus em 18 regionais do Estado.

CLIQUE – NOTA TÉCNICA 01/2021 SOBRE MATRIZ DE RISCOBaixar

“Considerando indicadores relacionados à aceleração do contágio e à sobrecarga do sistema de saúde, as 18 regiões de saúde serão estratificadas semanalmente em situação de alerta, situação crítica e situação de calamidade. Essa estratificação, os indicadores e as respectivas fórmulas de cálculo serão divulgados às sextas-feiras,no Painel COVID-19 da SES-GO (http://covid19.saude.go.gov.br). Em caso de piora dos indicadores, medidas mais restritivas devem ser mantidas por pelo menos 14 dias pelos municípios da região; em caso de melhora, medidas menos restritivas podem ser adotadas a partir da semana seguinte”, relatou  o secretário no documento.

As medidas recomendadas devem ser adotadas a partir da reunião desta quarta por videoconferência entre o governador Caiado e os prefeitos. Ainda não foi divulgada qual a situação de risco para cada região.

Acompanhe a reunião em tempo real aqui no Diário de Goiás:

O documento ainda estabelece os locais considerados com alto risco de transmissão e categoriza seu percentual de lotação, se por acaso os Governos decretarem que a situação chegou em um nível crítico. Por exemplo, instituições religiosas, bares e restaurantes podem funcionar com 30% de sua capacidade máxima. Academias, quadras esportivas, salões de beleza, barbearias, shoppings centers e centros comerciais, 50%. 

O texto ainda destaca outras recomendações, em caso dos números atingirem níveis críticos: eventos sociais com capacidade máxima de 150 pessoas, empresas e escritórios devem adotar o trabalho remoto ou com 50% da capacidade presencial. Os ônibus do transporte público deverão voltar a disponibilizar em suas operações apenas o quantitativo de passageiros sentados e os funerais devem ter no máximo 10 pessoas.

Ainda não foram definidos os níveis de cada município, o risco de lockdown existe apenas se os números e casos da covid-19 fizerem o Estado e municípios decretarem situação de calamidade. Se for o caso, “recomenda-se a interrupção de todas atividades, exceto: supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde.”

MEDIDAS RECOMENDADAS CONFORME A SITUAÇÃO DA PANDEMIA NAS 18 REGIONAIS DE SAÚDE

Veja os riscos e as definições de cada situação expostas no documento:

Situação de Alerta

Funcionamento de todas as atividades, exceto eventos com mais de 150 pessoas, com o uso e fiscalização de protocolos específicos para as atividades afins, conforme protocolos constantes na página da SES-GO, pelo link da secretaria de Saúde.

Situação Crítica

Funcionamento das atividades de alto risco de transmissão com lotação máxima de 30% da capacidade, conforme abaixo:

Instituições religiosas:

Bares e restaurantes.

Funcionamento das atividades de médio risco de transmissão com lotação máxima de 50% da capacidade, conforme abaixo:

Academias, quadras esportivas escolas de esporte;

Salões de beleza e barbearia;

Shoppings e centros comerciais.

Para as atividades abaixo relacionadas, seguir recomendações específicas:

Eventos sociais: capacidade máxima de 150 pessoas

Empresas e escritórios: prioritariamente trabalho remoto ou 50% da capacidade do estabelecimento em trabalho presencial.

Transporte públicos: lotação máxima limitada ao quantitativo de passageiros sentados;

Funerais: máximo de 10 pessoas.

Situação de Calamidade

Recomenda-se a interrupção de todas atividades, exceto: supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Independente do local a ser frequentado, deve-se utilizar máscara de proteção respiratória, de forma adequada (cobrir boca e nariz), mantendo todos os cuidados noato da manipulação das mesmas, com trocas periódicas, tal como preconizado em normas previstas em manuais e protocolos de biossegurança;

Realizar a higienização das mãos com soluções alcoólicas 70% e respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas a fim de minimizar a disseminaçãodo SARS- CoV-2 no Estado de Goiás.

RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS

Instituições religiosas

No período que estiverem autorizadas a funcionar, devem limitar e programar a entrada de pessoas, respeitando a recomendação de ocupação de 50% (situação de alerta) e 30% (situação crítica) de sua capacidade de acomodação, de maneira a evitar aglomerações no local e manter a distância mínima de 2 (dois) metros entrefreqüentadores e colaboradores.

Bares e restaurantes

No período em que estiverem autorizados a funcionar com atendimento presencial, deverão observar a lotação máxima de 50% (situação alerta) e 30% (situação crítica) de sua capacidade de acomodação; é vedado o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas, em locais de uso público ou coletivo, das 22 às 6 horas no Estado de Goiás; (Decreto N°9.803, de 26 dejaneiro de 2021); é recomendado que bares, restaurantes, loja de conveniência e distribuidoras de bebidas encerrem suas atividades a partir das 22 horas, com retorno às 6 horas. Após as 22h, os serviços de alimentação poderão funcionar apenas com entregas por sistema de Delivery

Academia e quadras esportivas

No período que estiverem autorizadas a funcionar, poderão funcionar respeitando o limite de 50% da capacidade de acomodação, devendo ser observadas as medidas de prevenção e controle da COVID-19.

Funerais

Nos casos suspeitos e confirmados da COVID-19 recomenda-se a proibição dos velórios. A cerimônia de sepultamento não deve contar com aglomeração depessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de distanciamento e de etiqueta respiratória; o velório de pessoas que faleceram por outras causas pode ocorrer com no máximo 10 pessoas simultâneas, haja vista a contra-indicação de aglomerações.

Salão de beleza e barbearia

No período em que estiverem autorizadas a funcionar, deverão atender apenas com hora marcada, respeitando a recomendação de ocupação de 50% da capacidadede acomodação, de maneira a evitar aglomerações no local.

Eventos

As atividades relacionadas à organização e realização de eventos, no período que estiverem autorizadas a funcionar, devem limitar e programar a entrada de pessoas,respeitando a recomendação de ocupação de 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade de acomodação, e, no máximo, 150 pessoas no evento, de maneira aevitar aglomerações no local e manter a distância mínima de 2 (dois) metros (com uso de máscara de proteção facial), entre usuários e colaboradores.

Empresas e escritórios

Adotar para trabalhos administrativos e outros, quando possível, trabalho remoto, sistemas de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornadas de trabalho,para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, consumidores e usuários.

Transporte público

O transporte de passageiros (coletivo intermunicipal, público ou privado, urbano e rural) não deve exceder à capacidade de passageiros sentados;

Promover escalonamento de horários de expediente para empresas, indústrias e serviços, distribuindo melhor o fluxo de pessoas, a fim de reduzir as aglomeraçõesno transporte público principalmente nos horários de pico.

Escolas

O funcionamento das escolas continuará sob deliberação do COE Estadual.

Assista na íntegra a reunião entre governador e prefeitos:

RSS ALTAIR TAVARES ONLINE

  • Mapa epidemiológico aponta situação de calamidade em 16 regionais de Goiás 05/03/2021
  • Goiás bate segundo recorde de abertura de empresas em 2021, com 2.794 novos CNPJs 05/03/2021
  • Assessor do cantor Leonardo morre, supostamente, por tiro acidental 05/03/2021

Recomendado pra você

Após filiação ao Patriota, Braga confirma Jânio Darrot como candidato a governador

4 horas ago
Testagem ampliada de Covid-19 na região norte ultrapassa 24% de contaminados

Testagem ampliada de Covid-19 na região norte ultrapassa 24% de contaminados

5 horas ago
Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior é aclamado juiz-membro Ouvidor do TRE

Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior é aclamado juiz-membro Ouvidor do TRE

5 horas ago
Diário de Goiás

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Navegar pelo site

  • Home
  • Política
  • Esportes
  • Concursos
  • Cidades
  • Colunas e Blogs
  • Últimas
  • Eleições 2020

Siga nas redes sociais

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao continuar utilizando este site você aceita usar os cookies.

Diário de Goiás
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.