25 de maio de 2024
Contra a paralisia infantil • atualizado em 09/09/2022 às 14:53

Saúde de Senador Canedo prorroga campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação

Devido a baixa procura, Ministério da Saúde orientou para prorrogação da campanha até dia 30 de setembro
Vacina contra a poliomielite protege crianças da paralisia infantil. Foto: Enio Medeiros
Vacina contra a poliomielite protege crianças da paralisia infantil. Foto: Enio Medeiros

A Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo prorrogou a campanha de vacinação contra poliomielite para crianças menores de 5 anos até o dia 30 de setembro. Seguindo orientações do Ministério da Saúde, após o baixa procura da população, a Campanha Nacional de Vacinação que iniciou no dia 8 de agosto acontecerá até o final deste mês.

Além da vacinação contra paralisia infantil, também ocorrerá a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, até 15 anos de idade, para completar o quadro vacinal com as doses que faltam. Até o momento, a campanha contra polio em Senador Canedo já atingiu cobertura vacinal de 37.18%.

A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Aos finais de semana, a vacina será disponilizada no Centro Municipal de Vacinação (UBS Santa Rosa) das 8h às 20h.

A secretaria de saúde orienta os pais e responsáveis para a atualização da caderneta e vacinação das crianças contra a poliomielite, doença que já foi erradicada no Brasil na década de 1994, mas volta a causar preocupação por conta da baixa vacinação no país e surgimento de novos casos. A doença pode causar paralisia dos membros inferiores.

A diretora da vigilância em saúde da SMS, Flávia Régia reitera a importância da vacinação. “Toda a vacina é um pacto coletivo, pois uma pessoa vacinada protege a si e aos outros. Por isso o imunizante da poliomielite e a campanha de multivacinação são tão importantes, afinal uma criança vacinada é uma criança protegida”, afirma a diretora.


Leia mais sobre: / Senador Canedo