26 de junho de 2022
Alerta

Saúde de Goiás registra duas mortes por cepa da dengue; outros 5 casos foram confirmados

De acordo com a SES-GO, desde de 2019 vem sendo coletadas amostras
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), confirmou, 2 óbitos em decorrência da cepa da dengue do tipo genótipo 2 do sorotipo 2 (cosmopolita), conhecida como a cepa mais transmissível do mundo. De acordo com a pasta, as vítimas moravam em Trindade e Aparecida de Goiânia.

Ao Diário de Goiás a pasta informou que além das duas vítimas, outros cinco casos da nova cepa foram confirmados, sendo 3 de Goiânia, 1 de Aragoiânia e 1 em Aparecida. Entre todos os casos incluindo as duas vítimas fatais, segundo a pasta, 1 deles foi encontrado em amostra coletada no ano passado, e os demais detectados em amostras coletadas neste ano.

De acordo com a SES, desde de 2019 vem sendo coletadas amostras. Antes do Brasil, apenas o Chile havia confirmado casos da cepa da dengue. O vírus possuiu quatro sorotipos, sendo eles: 1, 2, 3 e 4. Cada um deles pode ser dividido em vários genótipos, ou linhagens. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2, conforme explica a SES.

Continua após a publicidade

Primeiro caso foi identificado em Aparecida

Identificada pela primeira vez em Aparecida de Goiânia com a informação divulgada na última quinta-feira (05/05), o genótipo cosmopolita do sorotipo 2, a cepa da dengue mais disseminada em todo o mundo, preocupa e deve acender o alerta para que tanto o Poder Público como a população civil possa intensificar ações de prevenção ao mosquito transmissor da doença.

“A questão dessa nova cepa em Aparecida de Goiânia ela só acende, ela só acende ainda mais o alerta que a gente já tem, né. A dengue, a gente está tendo um número importante de casos. Também é uma forma de trabalhar com a covid, a questão da dengue ela tem um papel muito importante para a comunidade”, pontua o secretário de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Sandro Rodrigues, em entrevista ao Diário de Goiás no dia 10 de maio.

Em todo país, foram registrados 1.143 mil casos de dengue, um aumento de quase 200% se comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, 550 morreram devido ao vírus. Outros 359 óbitos são investigados.

Continua após a publicidade