24 de maio de 2024
Avanço

Saúde de Goiás e governo de Israel iniciam parceria voltada ao aprimoramento tecnológico

Durante a reunião o vice-embaixador procurou compreender quais são as maiores dificuldades e gargalos na área da saúde goiana
Secretário Rasível Silva, vice-embaixador Yonatan Gonen e assessor agrícola Ari Fischer. (Foto: Iron Braz/SES-GO).
Secretário Rasível Silva, vice-embaixador Yonatan Gonen e assessor agrícola Ari Fischer. (Foto: Iron Braz/SES-GO).

O secretário de Saúde de Goiás, Rasível Santos, e gestores da área de tecnologia da informação (TI) da pasta se reuniram na última terça-feira (16) com o vice-embaixador israelense no Brasil, Yonaten Gonen, para a estruturação de uma parceria com Israel voltada para a tecnologia na área da saúde. O país é referência no assunto e atualmente lá existem cerca de 1,5 mil empresas que desenvolvem projetos tecnológicos na área da medicina.

Rasível assinalou que a alta gestão de Israel deseja contribuir com o avanço da saúde pública em Goiás. “Esperamos que essa parceria com Israel possibilite a nós, gestores de saúde, desenvolver novas ferramentas que contribuam para o diagnóstico célere e preciso e para a efetivação de ações e realização de pesquisas que contribuem com a assistência à saúde da população”, disse.

Segundo o secretário, a parceria é uma ação de Estado, estruturada durante a visita feita pelo governador Ronaldo Caiado ao país em março. O vice-embaixador complementou, ressaltando a ida de Ronaldo Caiado a Israel como início da forte parceria entre Goiás e o país, num modelo que pode ser replicado a outros Estados brasileiros.

Pontos prioritários na Saúde de Goiás

Durante a reunião o vice-embaixador procurou compreender quais são as maiores dificuldades e gargalos na área da saúde, para que eles possam contribuir com inovações e soluções. Confira os pontos prioritários a serem desenvolvidos com o apoio de gestores de Israel:

  • Diagnóstico por meio de inteligência artificial (IA)
  • Monitoramento de doenças crônicas com redução das gravidades por IA
  • Regulação de emergências
  • Inovação em robótica
  • Equipamentos de telessaúde e telemedicina
  • Georreferenciamento
  • Manejo em situações de catástrofes
  • Point of care (dispositivo destinado a realizar testes fora de um ambiente de laboratório)

Além do secretário, participaram da reunião o subsecretário de Atenção Integral e Vigilância em Saúde, Luciano de Moura Carvalho; a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura, Ana Carolina Rezende Abrahão; a superintendente de Tecnologia e Inovação, Luiselena Luna Esmeraldo; e o gerente de Inovação, Carlos Augusto Gonçalves Tibiriçá.


Leia mais sobre: / / Cidades / Notícias do Estado / Saúde

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019