A Prefeitura de Goiânia vai abrir um novo processo de credenciamento de profissionais de saúde para suprir o déficit nas unidade básicas da capital. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) confirmou ao Diário de Goiás que a previsão é de contratação de 130 profissionais de enfermagem.
Em entrevista ao DG, o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, relatou que a SMS chegou a contratar 90 técnicos de enfermagem para reforçar a campanha de vacinação, porém, a adesão não foi suficiente a ponto de cobrir a necessidade e a administração pública decidiu pela execução de um novo processo de credenciamento.
No dia 21 de abril, foram convocados 194 profissionais credenciados. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do Município, foram habilitados 57 enfermeiros para a Atenção Primária; 85 técnicos de enfermagem também para a Atenção Primária; 33 técnicos de enfermagem para atuação em imunização no período matutino; 14 técnicos de laboratório para o período vespertino; e 5 técnicos de laboratório destinados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Em nota ao DG, a SMS confirmou que foram contratados mais de 90 profissionais de saúde para reduzir déficits de recursos humanos nas unidades básicas de saúde, com foco na reabertura de mais 24 salas de vacinas que foram fechadas na gestão anterior. Apesar disso, algumas salas de vacina ainda não foram contempladas e nem todos os postos puderam participar do Dia D de Vacinação, que aconteceu no último dia 10 de maio.
Conforme a Secretaria o novo processo de credenciamento já está em elaboração, “com previsão de contratação de mais 130 profissionais de enfermagem, para assegurar o dimensionamento adequado de profissionais em toda a rede de atenção primária”. A pasta não deu previsão de data para a publicação do edital de credenciamento.
Leia mais sobre: Contratação de enfermeiros / Credenciamento para contratação de profissionais / Prefeitura de Goiânia / SMS de Goiânia / Cidades / Goiânia