07 de agosto de 2022
Imunização • atualizado em 02/08/2022 às 09:06

Saúde de Aparecida oferece vacinação gratuita em 36 postos; confira locais

Não é necessário agendar para ter acesso ao serviço; basta procurar qualquer um dos postos com documentos pessoais em mãos e o cartão de vacinação
Moradores de Aparecida podem se vacinar contra mais de 30 doenças, incluindo a Covid-19 e a gripe de forma gratuita e em 36 postos fixos; (Foto: Divulgação)
Moradores de Aparecida podem se vacinar contra mais de 30 doenças, incluindo a Covid-19 e a gripe de forma gratuita e em 36 postos fixos; (Foto: Divulgação)

Os moradores de Aparecida de Goiânia podem se vacinar contra mais de 30 doenças, incluindo a Covid-19 e a gripe de forma gratuita e em 36 postos fixos espalhados pela cidade e disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS). A oferta segue o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e não é necessário agendar para ter acesso ao serviço. Basta procurar qualquer um dos postos com documentos pessoais em mãos e o cartão de vacinação.

Vacinação contra a Covid

A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Crianças a partir de 3 anos já podem ser vacinadas.

A segunda dose é aplicada de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca. Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose).

Continua após a publicidade

Já os moradores acima de 18 anos que tenham recebido a dose única da Janssen também podem receber o primeiro reforço no intervalo de dois meses e o segundo reforço no intervalo de quatro meses.

A quarta dose está disponível para qualquer pessoa acima de 30 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos, desde que respeitado o intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta dose. A regra vale para todas as vacinas, independentemente do laboratório, isto é, contempla Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

LEIA TAMBÉM: Casos de varíola dos macacos em Goiás passam de 18 para 32 (diariodegoias.com.br)

Continua após a publicidade

Locais de vacinação

A vacinação está disponível nos seguintes postos:

Central de Imunização; Maternidade Marlene Teixeira; UBS Andrade Reis; UBS Colina Azul; UBS Bairro Cardoso; UBS Delfiore; UBS Alto Paraíso; UBS Bandeirantes; UBS Bairro Ilda; UBS Independência; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Paraíso; UBS Madre Germana; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Jardim Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santo André; UBS Santa Luzia; UBS Veiga Jardim; UBS Expansul.

Horários de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.