18 de abril de 2024
Tecnologia • atualizado em 13/06/2023 às 23:28

Saúde de Aparecida de Goiânia lança app que permite agendamento de consultas na rede pública

O prefeito Vilmar afirma que a gestão está preocupada com a agilidade no agendamento de consultas médicas
Pelo app é possível agendar consulta com clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista. Foto: Jhonney Macena
Pelo app é possível agendar consulta com clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista. Foto: Jhonney Macena

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota) e a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) lançaram nesta terça-feira (13), às 8h, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, um novo app para agendamento de consultas médicas.

Os usuários do sistema Android, já podem fazer o download do aplicativo “Saúde Aparecida” na Play Store. Para quem utiliza o aparelho iPhone, a disponibilidade do app, será nos próximos 60 dias.

Com o celular na mão, será possível o aparecidense agendar consultas nas diversas especializações médicas como clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista.

Agora, o paciente que passou por alguma consulta e tenha a necessidade de agendar o retorno, também é possível marcar pelo aplicativo. Outra facilidade oferecida pela nova tecnologia é o acesso aos atestados médicos emitidos nas UPA´s do município e o agendamento de testes para diagnóstico da covid-19.

Cadastro do usuário

Os interessados devem baixar o app e inserir os dados solicitados para login de novos usuários. A atualização do cadastro, se for exigida, será feita em qualquer unidade de saúde do município. Basta o interessado apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de endereço.

Agilidade no atendimento

Durante a coletiva o Prefeito Vilmar Mariano reconhece o congestionamento do 0800 e a sobrecarga no sistema de consulta. O objetivo do aplicativo é dar mais agilidade ao atendimento, desafogando a central telefônica. “O que a gente está fazendo aqui é dar mais uma oportunidade para aquelas pessoas que procuram a saúde do nosso município, ter o 0800 e mais esse aplicativo, as pessoas podem ter mais acessibilidade à nossa saúde”, destacou o prefeito.

Leia também: Opinião pública está favorável à gestão do Albert Einstein no HMAP, diz Vilmar Mariano.

Além da nova funcionalidade, os moradores podem continuar fazendo o agendamento presencial e também pelo telefone 0800-646-1590. É preciso informar os dados pessoais, número do Cartão SUS e motivo da consulta. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Saúde em Aparecida de Goiânia

Ao falar dos avanços da saúde em Aparecida, o prefeito enalteceu o trabalho do secretário de saúde. “Você é o melhor secretário de saúde do Brasil”, em elogio a Alessandro Magalhães. Reafirmou a importância do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), das articulações junto ao governo de Goiás para implementação do Centro Oncológico de Aparecida e o sonho da aquisição de uma maternidade para o município. “A saúde de aparecida está muito bem, faz agora um ano que o Albert Einstein (AE) assumiu o nosso HMAP. Enfim, são coisas bacanas. O Alessandro está trabalhando em parceria com o nosso Governador Ronaldo Caiado, na implantação de um centro oncológico para tratamento do câncer. São coisas que vão acontecer aqui na cidade de Aparecida”, Vilmar Mariano.

Leia também: HMAP realiza maratona para comemorar 1 ano de gestão do Albert Einstein.

Saúde, tecnologia e inovação

Segundo o secretário de saúde o aplicativo é a ponta do iceberg, do processo de informatização, que o prefeito Vilmar Mariano determinou, para a Secretaria de Saúde. Hoje nós já temos nossas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) com todo sistema informatizado e estamos preparando a implementação nas nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Magalhães explicou que o aplicativo ainda está em desenvolvimento e outras funcionalidades serão implantadas.

“Até o fim do ano, o paciente já terá todo o prontuário médico em mãos por meio do aplicativo. O objetivo é ampliar o acesso às consultas e permitir que o usuário tenha todas as funcionalidades do registro de atendimento na palma da mão”, esclareceu o secretário.

O futuro da saúde pública

Magalhães pontuou que a cidade de Aparecida está em conformidade com a tendência mundial da saúde digital. “Hoje nós temos a telemedicina implantada, o aplicativo vem somar, para facilitar a vida do cidadão ao serviço de saúde pública do município”.

A saúde que cuida das pessoas

Com 87 mil consultas disponíveis para os usuários do SUS para a atenção primária. A prefeitura de Aparecida vai trabalhar para combater o absenteísmo, com uma média de agendamento de sete dias. “Hoje, historicamente, mostra que o paciente se ausenta, marca a consulta e não comparece quando eu alongo a agenda”, sublinha o secretário.

“Há muita reclamação na central de regulação por causa dessa demora. Hoje o que a gente tem que lembrar é o seguinte. Nós viemos de dois ou três anos de pandemia. Então há uma demanda represada”, lembrou o secretário. Foi pensada uma força-tarefa, nominada pelo prefeito Vilmar Mariano de mutirões da saúde, aos sábados, para tentar reduzir as filas.


Leia mais sobre: / / / / / Aparecida de Goiânia / Notícias do Estado

Fabrício Carvalho

Casado com Kariny Melo e pai do Ítalo Melo. Na vida o que vale é ter histórias para contar.