14 de junho de 2024
Proteção • atualizado em 03/06/2024 às 17:46

Saúde alerta romeiros a se vacinarem contra Influenza e Covid antes da Romaria de Trindade

A Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, acontece dos dias 28 de junho a 7 de julho, com previsão de público de 3 milhões de pessoas; o ideal é que a imunização seja feita com no mínimo 14 dias de antecedência
As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis nos postos de vacinação dos municípios goianos. Foto: SES-GO
As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis nos postos de vacinação dos municípios goianos. Foto: SES-GO

Com a chegada dos festejos da Romaria do Divino Pai Eterno 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) também se prepara para os cuidados com a população goianiense e os turistas que virão a Trindade para participar da tradicional festa católica. A recomendação é para que os romeiros se vacinem pelo menos 14 dias antes, para estarem protegidos, principalmente contra Influenza e Covid-19, doenças respiratórias com transmissão potencializada durante aglomerações.

Este ano, a Romaria do Divino Pai Eterno acontecerá dos dias 28 de junho a 07 de julho. Assim sendo, o alerta é para que os devotos, turistas e trabalhadores do festejo aproveitem os próximos dias para atualizarem o cartão de vacinação, de modo a estarem devidamente protegidos na época da romaria. A medida impede a crescente de casos e a possível superlotação das unidades de saúde por conta da alta de transmissões.

Nesse sentido, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, ressaltou o público esperado para este ano e a necessidade de se vacinar preventivamente. “São cerca de 3 milhões de pessoas esperadas na romaria deste ano e grande parte dessas pessoas são idosos. Precisamos cuidar de todas as formas possíveis e temos vacina para essas doenças. Se você é romeiro e vai se deslocar para Trindade, procure a sala de vacina para que você venha e volte com saúde e segurança”, reforça Flúvia.

Vacinas disponíveis

A vacinação contra a Influenza está liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade. Já a vacina monovalente XBB contra a Covid-19 está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias dentro do calendário nacional de vacinação, adultos dos grupos prioritários e a partir de agora, para pessoas com mais de cinco anos que não pertençam aos grupos prioritários e que não tenham tomado nenhuma dose. Esse último grupo poderá tomar uma dose.

Conforme dados da SES-GO, até o momento, Goiás já registrou 3.226 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), sendo 320 ocasionados por Influenza e 493 por Covid-19. Em relação aos casos fatais, foram 100 mortes confirmadas por Covid-19 no Estado em 2024. Destas, 62 são de idosos acima de 60 anos e 12 de pessoas na faixa de 50 a 59 anos, e 29 óbitos por Influenza, sendo 12 de idosos acima de 60 anos e nove de pessoas na faixa de 50 a 59 anos.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024. Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa.