Para os trabalhadores nascidos em janeiro e que optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), podem fazer o saque a partir desta terça-feira (2). Segundo um balanço realizado pela Caixa Econômica Federal, divulgado em setembro, cerca de 32,7 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário.
A modalidade, que está disponível desde 2020, permite o saque de parte do saldo do FGTS no mês de aniversário. Em troca, o trabalhador não poderá sacar o valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, apenas a multa rescisória.
Para aderir a esse tipo de modalidade basta acessar o aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. O processo também pode ser feito nas agências do banco. Vale lembrar que o trabalhador deve optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Após o período, só receberá a partir do ano seguinte.
Como sacar
Para sacar a Caixa orienta que a operação não tem custo e pode ser resgatada diretamente pelo aplicativo FGTS. Sendo assim, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independente do banco.
O valor a ser retirado depende do saldo em cada conta do FGTS. Para contas com saldo de até R$ 500, poderão ser retirados 50% do total. A partir daí, o percentual cai, mas será pago um valor fixo adicional, que aumenta conforme o saldo total.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: FGTS / Saque / Cidades