23 de março de 2025
Saúde • atualizado em 13/03/2025 às 13:08

Sandro Mabel garante 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes de Goiânia na Santa Casa

A medida faz parte de uma estratégia para garantir atendimento prioritário aos goianienses diante da alta demanda
Mabel também enfatizou que os novos leitos contratados estão fora da regulação estadual, sendo exclusivamente para moradores da capital. Foto: Reprodução.
Mabel também enfatizou que os novos leitos contratados estão fora da regulação estadual, sendo exclusivamente para moradores da capital. Foto: Reprodução.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), inaugurou nesta quinta-feira (13), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Misericórdia, destinados exclusivamente a pacientes da capital. A medida faz parte de uma estratégia para garantir atendimento prioritário aos goianienses diante da alta demanda por leitos hospitalares na cidade.

“Goiânia está se equipando e investindo para ter uma segurança maior na área da saúde. Nós contratamos esses dez leitos pediátricos na Santa Casa justamente para dar suporte à nossa população”, afirmou Mabel em coletiva de imprensa na unidade, onde acompanhou a ativação dos leitos e verificou as acomodações destinadas aos pacientes que necessitarem de terapia intensiva.

Superlotação e atendimento ao interior

O prefeito ressaltou que grande parte dos leitos disponíveis na cidade é ocupada por pacientes vindos do interior do estado. “Nosso Cais, nossas UPAs, todos os hospitais recebem uma grande quantidade de pessoas de fora. Para se ter uma ideia, nas nossas maternidades, 52% dos leitos são ocupados por pacientes do interior”, explicou.

Durante o carnaval, a situação dos hospitais ficou ainda mais crítica devido ao aumento no número de acidentes. “Foi um período de muita pressão nos leitos, o que nos fez agir rapidamente. A Santa Casa respondeu prontamente e garantiu esses dez leitos de alta qualidade para Goiânia”, destacou o prefeito.

Mabel também enfatizou que os novos leitos contratados estão fora da regulação estadual, sendo exclusivamente para moradores da capital. “Nós nos antecipamos e criamos uma reserva própria de leitos. Esses dez leitos são para garantir que os goianienses tenham atendimento prioritário e não fiquem sem assistência em momentos de crise na regulação do estado”, explicou.

Regularização de pagamentos

Além da ampliação dos leitos, o prefeito reforçou que a prefeitura tem se esforçado para manter os pagamentos em dia com os hospitais da cidade, apesar das dificuldades financeiras. “Os hospitais estão nos ajudando muito, fazendo preços reduzidos para manter os serviços funcionando. Estamos pagando em dia e buscando regularizar os valores de gestões passadas”, afirmou.

Mabel destacou ainda a importância de manter a parceria com hospitais filantrópicos, como a Santa Casa. “A regularidade nos pagamentos é essencial para que essas instituições possam continuar prestando um bom serviço à população. Estamos fazendo um esforço extra para garantir que tudo funcione da melhor forma possível”, concluiu o prefeito.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia