16 de julho de 2024
Investimentos

Romário Policarpo inaugura novas instalações da TV Câmara Goiânia e do Auditório Jaime Câmara

Os dois espaços receberam equipamentos e softwares que os colocam entre os mais modernos do país
Solenidade contou com a participação dos vereadores, de representantes dos Poderes municipal e estadual e de servidores da Câmara. (Foto: Divulgação).
Solenidade contou com a participação dos vereadores, de representantes dos Poderes municipal e estadual e de servidores da Câmara. (Foto: Divulgação).

Nesta terça-feira (25), o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), inaugurou instalações da TV Câmara Goiânia, emissora oficial do Legislativo goianiense, e do Auditório Jaime Câmara, espaço para realização de atividades legislativas e de outros eventos. A solenidade contou com a participação dos vereadores, de representantes dos Poderes municipal e estadual e de servidores da Câmara.

Este é o maior investimento da história, desde a inauguração da sede do Poder Legislativo goianiense, em 1998. Os dois espaços receberam equipamentos e softwares que os colocam entre os mais modernos do país. Os investimentos implementados pela atual Mesa Diretora somam R$ 12,5 milhões. “Investimentos planejados e realizados com um só objetivo: melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão goianiense, porque a Câmara Municipal de Goiânia é a Casa do Povo”, destacou Policarpo.

“Nesta gestão estamos colocando a Câmara à frente de seu tempo, aproximando a sociedade do processo legislativo, fazendo com que todos os segmentos organizados desta cidade tenham voz e vez”, afirmou o Decano na Casa, o ex-presidente da Câmara e atual primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Anselmo Pereira (MDB), que destacou a importância da modernização do Plenário, dos auditórios e da TV.

Esse instrumento é fundamental para democratizar a participação de toda a sociedade de Goiânia e, ao mesmo tempo, para dar transparência nos serviços da Câmara em benefício da sociedade.

Anselmo Pereira

A solenidade se encerrou no Auditório Jaime Câmara, que também passou por ampla reforma nos últimos meses. Com capacidade para 327 pessoas, o espaço se tornou multiuso, conectado à TV Câmara. Com cinco câmeras operadas remotamente pela equipe da TV e com sistema de som digital, o Jaime Câmara pode abrigar audiências públicas, sessões especiais, videoconferências, apresentações culturais e pode ser utilizado ainda como cinema.

História da TV Câmara Goiânia

Conduzida por jornalistas e por técnicos com passagem pelas principais emissoras do estado, a TV Câmara, que atualmente transmite sua programação pelo YouTube (tvcamaragoiania), prepara adesão à TV digital. “Já assinamos a ordem de serviço para que o sinal da TV Câmara esteja disponível na TV aberta, em canal digital exclusivo, num prazo de 60 dias a partir de hoje”, afirmou Policarpo.

A nova TV Câmara Goiânia integra, em único canal de transmissão, todos os plenários e auditórios utilizados nas atividades legislativas da Câmara de Goiânia. A atual gestão também requalificou e equipou esses ambientes: o Plenário Trajano Guimarães; a Sala de Comissões Ministro Alfredo Nasser; a Sala de Reuniões da Presidência Professor Luciano; o Auditório Carlos Eurico; e o Auditório Jaime Câmara.

Os plenários e auditórios receberam câmeras robóticas que captam imagem e som em alta definição. Com esses investimentos, realizados a partir de 2019, o controle das transmissões das sessões, das audiências públicas e de outros eventos passou a ocorrer remotamente.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019