A CBF não permitiu em 2025 a transmissão de televisão ou internet, dos jogos das fases iniciais da Copa Verde. A entidade também não viabiliza a tecnologia do VAR nas partidas, a premiação financeira pelo título não empolga e o pequeno apoio desagrada os clubes que se esforçam para valorizar a competição que movimenta clubes das Regiões Centro-Oeste e Norte do país.
É preciso muito mais apoio, porém a CBF pensa diferente e busca um caminho pior. Nos bastidores existe o movimento para acabar com a Copa Verde. A notícia que ganhou destaque, justamente no momento em que Goiás e Paysandu disputam o título, não agradou aos clubes que começam a buscar ações para evitar o destino traçado para Copa Verde.
Um dos clubes que é contrário a vontade da Confederação Brasileira de Futebol, é o Vila Nova Futebol Clube. Nesta semana o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD) – que é conselheiro e diretor de comunicação da equipe colorada, esteve em Brasília ao lado do vice-presidente do Tigrão, Vinicius Cerqueira, pelo ex-deputado estadual Fábio Tokarski e pelo professor André Tokarski.
Romário Policarpo se reuniu com o deputado federal e ex-ministro do Esporte Orlando Silva para tratar do assunto. Na audiência, Orlando Silva disse que vai atuar junto às autoridades competentes e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela continuidade da competição. Policarpo observou ao ex-ministro que, além de um calendário para clubes das Regiões Centro-Oeste e Norte e dar vaga para Copa do Brasil, a Copa Verde é estratégia para o desenvolvimento do futebol, a economia e o turismo nas duas regiões.
“Recebemos do deputado Orlando Silva o compromisso de atuar pela retomada da competição e pelo fortalecimento dos clubes fora do eixo do Sudeste, porque esporte também é democracia, identidade e desenvolvimento”, afirmou o ex-deputado Fábio Tokarski, que articulou a realização da reunião. “O deputado Orlando Silva se une a essa grande movimentação pela retomada da Copa Verde, fundamental para o desenvolvimento do futebol em nossas regiões”, disse Romário Policarpo.
A Copa Verde foi disputada pela primeira vez em 2014 e o Brasília foi o primeiro campeão. No futebol goiano o Goiás foi o único clube a levantar o troféu – isso aconteceu na temporada 2023. O maior campeão da competição é o Paysandu que possui quatro conquistas.
Leia mais sobre: Copa Verde / Vila Nova Futebol Clube / Esportes / Vila Nova Futebol Clube