06 de julho de 2025
CELEBRAÇÃO ANUAL • atualizado em 06/07/2025 às 11:57

Romaria do Divino Pai Eterno de 2025 encerra em Trindade após muitas atrações

Evento católico celebrou 185 anos da devoção com sinos da Polônia; segurança foi reforçada e reitor teve momentos virais
Milhares de romeiros repetiram a caminhada até Trindade este ano - Foto: reprodução redes sociais / Basílica do Divino Pai Eterno
Milhares de romeiros repetiram a caminhada até Trindade este ano - Foto: reprodução redes sociais / Basílica do Divino Pai Eterno

Termina neste domingo a edição deste ano da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, uma das maiores celebrações católicas do Brasil e maior do Centro-Oeste. A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade completou 185 anos em 2025 com novos atrativos aos romeiros, sendo o principal o conjunto de sinos trazidos da Polônia pela Basílica, com destaque ao Vox Patris, o maior sino do mundo que badala.

Visita ao Vox Patris levou muitos devotos até a construção do novo Santuário – Foto: reproduçaõ redes sociais / Basílica do Divino Pai Eterno

Desde o dia 27 de junho milhões de pessoas estiveram em Trindade, milhares delas a pé, vindas Goiânia e de muitas outras cidades, repetindo o ritual de fé e cumprimento de promessas feitas ao Divino Pai Eterno. Para facilitar aos romeiros, trenzinhos adaptados foram colocados para fazer o trajeto até o novo Santuário, em construção, onde ficam os sinos.

Na quinta-feira, o ponto alto, foi a tradicional Procissão de Carros de Boi, com as comitivas de cavaleiros percorrendo as ruas centrais da cidade até o Carreiródromo Ada Cyra. Como em todos os anos, chegaram comitivas que viajaram meses para participar da festa.

Neste domingo, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado, participaram da missa solene de encerramento da festa no altar campal na Praça do Santuário Basílica, em Trindade. A celebração foi presidida pelo reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins.

Turbilhão de pessoas registrado na cidade durante as celebrações dos 185 anos da Romaria de Trindade – Foto reprodução redes sociais Basílica do Divino Pai Eterno

O próprio reitor este ano também foi um atrativo a mais para o evento. Divulgando um estilo mais popular que o usual entre outros reitores que o antecederam, durante os dias da Romaria de Trindade o religioso parou inúmeras vezes para selfies com os romeiros. Também se vestiu com roupa de tropeiro, usou chapéu e passeou entre os carros de boi, vigiando a segurança das estruturas e chamando a atenção dos participantes com brincadeiras e cumprimentos.

Mas ele viralizou nas redes sociais foi ao visitar alguns carreiros acampados à espera do do dia do desfile. Na visita, Marco Aurélio “conferiu” as cozinhas, provou as comidas tropeiras, como carne de lata, churrasco e almôndegas, e depois pediu uma dose de pinga para acompanhar.

Além de shows sertanejos, esse ano, entre as novidades, também esteve a inauguração do viaduto na entrada de Trindade que melhorou o acesso dos visitantes.

Para somar, houve incremento na segurança com o uso de drones, câmeras inteligentes, sistema de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, além de planejamento estratégico e integração. Até sábado, já eram 12 os foragidos da Justiça capturados com esse cerco.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Trindade