17 de agosto de 2022
Arraia da Capital

Rogério Cruz: “Cultura deve ocupar espaços públicos”

O prefeito citou outra ação que tem sido desenvolvida com objetivo de levar cultura e arte aos goianienses, a revitalização do Beco da Codorna
(Foto: Prefeitura de Goiânia)
(Foto: Prefeitura de Goiânia)

Ao participar do primeiro dia do 19º Grande Arraial de Goiânia, nesta sexta-feira (24/06) na Antiga Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador, o prefeito Rogério Cruz afirmou que “Cultura deve ocupar espaços públicos”, e ressaltou a importância de democratização do acesso ao setor pelos goianienses.  “Assegurar acesso à cultura, em suas diversas formas, é prioridade de nossa gestão. Estamos conseguindo fazer isso com a retomada cultural, que traz eventos diversificados, em todos os cantos da cidade”, observou. 

“A Estação Ferroviária e a Praça do Trabalhador são patrimônios da nossa cidade, no coração da capital. Um local perfeito para uma festa tão bonita como essa, para que as famílias possam se encontrar, se divertir e confraternizar depois de dois anos sem evento por conta da pandemia de Covid-19”, completou, enquanto conversava com moradores que acompanharam a festa, que se encerra neste domingo (26/06).

O prefeito citou outra ação que tem sido desenvolvida com objetivo de levar cultura e arte aos goianienses, a revitalização do Beco da Codorna. “O Beco da Codorna, no Centro, será revitalizado. É um lindo museu de arte urbana a céu aberto”, disse, e ressaltou, em seguida, a revitalização do Centro de Goiânia como um todo, com objetivo de promover ocupação do local. 

Continua após a publicidade

O secretário Municipal de Cultura, Zander Fábio, destacou o reflexo de eventos como o 19º Grande Arraial para a cultura da cidade. “É uma tradição de quase duas décadas que, infelizmente, precisou ser paralisada por conta da pandemia de Covid-19. Hoje presenciamos um reencontro da população com um elemento cultural de grande valia para a comunidade, de forma gratuita”, afirmou.

Zander ressaltou que o calendário da Retomada Cultural é prioridade da gestão de Rogério Cruz, e que novos eventos, em todas as áreas da cultura, estão programados para até o final do ano. “Goiânia vai pulsar Cultura com R$ 8,5 milhões de investimento no setor. Fico feliz quando vejo famílias presentes e trabalhadores de volta aos eventos relacionados à cultura”, disse.

O Grande Arraial de Goiânia é tradição desde 2002. Esta etapa faz parte do 14º Circuito Goiano de Quadrilhas Juninas, promovido pela Fequaju. O vencedor das duas etapas estaduais representará o Estado de Goiás no concurso nacional, que será realizado em Minas Gerais nos dias 12, 13 e 14 de agosto.

Continua após a publicidade

Com barraquinhas de comidas típicas e apresentação de 16 grupos profissionais de quadrilha, nos três dias de festa, o espaço foi aberto às 19 horas. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas prestigiem o evento, que tem entrada gratuita.