08 de agosto de 2022
Goiânia

Revitalizada Estação vira espaço de arte e cultura

{nomultithumb}

A prefeitura de Goiânia  inaugurou nesta sexta-feira (10), a Estação Ferroviária de Goiânia, um dos mais importantes edifícios representativos da Art Déco da capital. Participam da solenidade o prefeito Iris Rezende e representantes dos governos estadual e federal e do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Continua após a publicidade

Iris Rezende discursou na inauguração. Ele disse que mandou parar os tratores que iam destruir o lugar. “Para, para!”, disse Iris.

O secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, ressalta a importância dessa obra. “Tem uma legitima representação da Art Decó. Além do mais foi um elemento muito importante para a integração de Goiânia com o restante do país e do Estado. Passa a ter uma importância muito maior, além do prédio, da representação histórica que tem, passa a ser agora também um espaço ocupado por arte e cultura”.

A obra foi realizada com recursos do PAC Cidades Históricas, programa do Governo Federal, e conduzida pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de Goiânia. “A própria política de ocupação já vai cuidar da manutenção, toda a estrutura da estação foi restaurada. Então, nós vamos ter um cuidado especial com esse espaço. Foram investidos entorno de R$ 7 milhões pelo PAC, na restauração, depois no processo de ocupação pequenos adicionais por parte da prefeitura”, pontua Kleber.

Continua após a publicidade

O prédio recebe da Prefeitura de Goiânia uma unidade da Atende Fácil, posto da Guarda Civil, galeria de artes e um Centro de Atendimento ao Turista. Objetivo é transformar o local em um centro de convivência. “Um centro cultural múltiplo e moderno”, completa Adorno.