As Prefeituras de Goiânia e de Aparecida de Goiânia estão se unindo para propor melhorias para a saúde pública na região Metropolitana. Na última quarta-feira (28), os prefeitos Sandro Mabel e Leandro Vilela se reuniram com os representantes das secretarias de Saúde do Estado e dos dois municípios no Paço Municipal da capital para debater as propostas para a eficiência dos serviços prestados.
A pauta central da discussão foi o aprimoramento da rede pública de saúde metropolitana, com foco em ações conjuntas entre os municípios e o Estado e mais eficiência nos serviços prestados à população. O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Santos, o secretário municipal de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, e o de Goiânia, Luiz Pellizzer, estiveram presentes no debate, que também contou com as equipes técnicas das pastas.
Entre as questões discutidas estão os problemas estruturais enfrentados, como a superlotação das unidades de urgência e emergência, o fortalecimento da atenção primária, a regulação de leitos hospitalares e de UTI. Também foi trazido o tema do uso do prontuário eletrônico integrado, a necessidade da redução do tempo médio de permanência hospitalar, além de melhor aproveitamento das estruturas existentes.
Foi proposto ainda, a criação de ações para aplicação de inteligência artificial e fluxo de pacientes no sistema estadual de saúde, para otimizar os processos. Como referência de gestão moderna com capcidade de apoio técnico e operacional à rede metropolitana de saúde, foi citado o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade mantida pela Prefeitura de Aparecida, gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou a importância do encontro e das ações integradas na área da saúde. “Cuidar da saúde é prioridade. Essa reunião tem um único objetivo: encontrar soluções reais e garantir um atendimento mais digno e eficiente à população. Precisamos ouvir quem está na linha de frente e agir com responsabilidade, porque quem precisa de atendimento não pode esperar. Seguimos firmes nesse compromisso”, afirmou.
Leandro Vilela reiterou o comprometimento da atual gestão com a qualidade dos atendimentos. “Temos trabalhado com muita seriedade e responsabilidade para garantir acolhimento digno e tratamento de qualidade à população. Nossas unidades estão sendo constantemente visitadas e avaliadas, e seguimos investindo em eficiência, estrutura e humanização no cuidado com as pessoas”, salientou.
Leia mais sobre: Prefeitura de Aparecida / Prefeitura de Goiânia / Saúde pública / SES-GO / SMS / Aparecida de Goiânia / Cidades / Goiânia