23 de abril de 2024
Cidades

Região Leste de Goiânia recebe mais uma edição do Mutirão da Prefeitura

O programa Mutirão da Prefeitura retorna à região Leste de Goiânia em sua 27ª edição. Junto com os tradicionais serviços municipais os moradores terão acesso à cerca de 45 serviços do Governo de Goiás. No total são aproximadamente 165 serviços que a população poderá usufruir. Os estandes da frente de serviços serão montados na Praça da Feira do Parque Atheneu, no encontro das Avenidas Bela Vista e Parque Athneu, onde se concentrarão os atendimentos. O prefeito Iris Rezende (MDB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), farão a abertura oficial do evento às 8h do dia 14, sábado.

Desde que foi lançado, em junho de 2017, essa é a segunda vez que o Mutirão acontece no Parque Atheneu e vai atender outros 22 bairros da região. Já são mais de 1,3 milhão de atendimentos prestados à população de todas as regiões administrativas de Goiânia. O setor sediou a 2ª edição do Mutirão da atual gestão, ocasião em que mais de 50 mil atendimentos foram prestados aos cidadãos do Parque Atheneu e bairros adjacentes.

A Prefeitura vai levar a estrutura de todas as suas secretarias para o Mutirão. Saúde, educação, direitos humanos, assistência social, finanças, procuradoria, comunicação, entre outras, vão oferecer aos contribuintes serviços de suas respectivas pastas. No sábado, 14, os atendimentos começam às 8h e vão até às 16h. No domingo, 15, começam também às 8h e terminam ao meio-dia.

Além dos atendimentos nos estandes, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) estarão, durante toda a semana que antecede o ponto alto do Mutirão, realizando serviços de infraestrutura, limpeza e sinalização de trânsito na região.

O Governo de Goiás vai levar para o Mutirão cerca de 45 serviços oferecidos nas lojas do Vapt Vupt e os cidadãos poderão acessá-los gratuitamente. A Polícia Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), vai emitir carteira de identidade.

Os mutirões urbanos foram idealizados por Iris Rezende ainda na década de 1960, quando a prática se limitava ao meio rural. Em 1983, o maior mutirão da história humana, comandado pelo então governador de Goiás, agora prefeito da capital, construiu mil casas em um único dia. Cerca de 20 mil pessoas participaram ativamente dos trabalhos que ergueram a Vila Mutirão, hoje um próspero bairro da região Noroeste de Goiânia.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.