30 de abril de 2025
Novas obras na capital

Reformas dos terminais Padre Pelágio e Praça A começam neste sábado (12)

Os espaços vão ganhar novas plataformas, banheiros, áreas de embarque e desembarque, câmeras de monitoramento e áreas para comércio, entre outros benefícios
Estrutura provisória, montada nas proximidades da Praça A, possui diversos locais de embarque e desembarque. Foto: Edinan Ferreira
Estrutura provisória, montada nas proximidades da Praça A, possui diversos locais de embarque e desembarque. Foto: Edinan Ferreira

O Governo de Goiás anunciou para este sábado (12) as primeiras intervenções para a reforma dos terminais Padre Pelágio e Praça A, em Goiânia. Os espaços vão ganhar novas plataformas, banheiros, áreas de embarque e desembarque, câmeras de monitoramento e áreas para comércio, entre outros benefícios, de acordo com o Poder Executivo.

As obras serão acompanhadas pela Secretaria-Geral de Governo, pasta responsável pelo projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC). “Os investimentos por meio do subsídio da tarifa vão resultar em um serviço de referência internacional”, destaca o secretário Adriano da Rocha Lima.

Padre Pelágio

As obras no terminal Padre Pelágio ocorrem após 27 anos sem intervenções. A operação dos ônibus será mantida normalmente, de acordo com o Governo de Goiás, com locais de embarque e desembarque realocados dentro do próprio terminal.

Funcionários e mapas com os pontos de parada das linhas, placas e totens de informação fazem a orientação da população. Após a conclusão, o terminal passará a ter três novos acessos, três plataformas de embarque e desembarque para linhas alimentadoras, além de uma plataforma central para as linhas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

Também será feita a troca de iluminação convencional por LEDs, além de novas tecnologias de monitoramento, sonorização e comunicação.

Praça A

O terminal da Praça A, por sua vez, será desativado e o embarque e desembarque de passageiros ocorrerá por meio de uma estrutura montada do lado de fora, próximo à Estação Hemocentro. O terminal provisório dispõe de bilheteria, catracas de acesso, máquinas de autoatendimento, banheiros, segurança, acessibilidade, informação e atendimento.

Após a reconstrução, o terminal terá cinco plataformas de embarque e desembarque, sendo uma plataforma para o BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), e outras quatro para as linhas alimentadoras. Ainda, haverá novas áreas de apoio, vestiário para funcionários, guarda de pertences, refeitório, salas administrativas, sala exclusiva para Polícia Militar, sala de fiscalização, gerador e usina fotovoltaica.


Leia mais sobre: / Cidades