27 de maio de 2024
Cidades

Redução das custas judiciais “não sairá da mesa da presidência”, diz Lara

Rafael Lara diz que vai lutar pela redução das custas judiciais. (Foto: Reprodução/DG)
Rafael Lara diz que vai lutar pela redução das custas judiciais. (Foto: Reprodução/DG)

Tema premente na campanha para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), a redução das custas judiciais será a grande bandeira da nova gestão. É o que garante o presidente eleito Rafael Lara.

Houve grande debate sobre os altos valores pagos em despesas da tramitação de um processo, além dos custos cartorários. Lara destaca que, no primeiro dia de mandato, levará a discussão adiante com o Poder Judiciário.

“Fiz um compromisso e não vou abrir mão. Não vamos tirar da mesa da presidência o tema. A partir do ano que vem, vamos iniciar o diálogo com a sociedade civil e os atores envolvidos”, disse ao DG.

As altas taxas das custas judiciais, segundo Lara, levam à “inacessibilidade à Justiça e impacta no mercado de trabalho (do advogado), que é um dos nossos grandes eixos da gestão”. Pelos valores elevados, de acordo com o presidente eleito, “todos os advogados que atuam já perderam cliente para uma guia de custas, já perderam honorários para uma guia de custas.”

Justiça terá sensibilidade para reduzir custas judiciais

O caminho para reduzir as custas judiciais passa por um diálogo com o Tribunal de Justiça de Goiás. Rafael Lara conta com a boa vontade do presidente do TJ, Carlos Alberto França, para cumprir a promessa de campanha.

“Tenho certeza que o Tribunal de Justiça vai ter a institucionalidade e a sensibilidade para abrir esse diálogo com coerência e razoabilidade. Temos um grande presidente à frente do TJ e sensível às pautas que envolvem a sociedade. Tenho certeza que será construído um bom caminho sobre o tema”, disse. “Tenho certeza que chegaremos ao final da gestão com esse valor revista e valores mais razoáveis para as custas judiciais e cartorárias”, completou.

Veja a entrevista na íntegra


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque