17 de abril de 2024
SAEGO 2023

Rede pública apresenta crescimento em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática

Conclusão do levantamento foi apresentada pela secretária de Educação, Fátima Gavioli
De acordo com Gavioli, os avanços provêm do compromisso do Governo Estadual com a Educação. (Foto: Luciana Leandro/Seduc)
De acordo com Gavioli, os avanços provêm do compromisso do Governo Estadual com a Educação. (Foto: Luciana Leandro/Seduc)

Os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023 apontam dados positivos na Educação goiana. Segundo os dados, houve crescimento em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática na rede pública de ensino. A conclusão do levantamento foi apresentada pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, nesta sexta-feira (15).

De acordo com os dados apresentados, um movimento da Educação pública de Goiás fez a avaliação realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio registrou crescimento com equidade entre a capital e o interior, em todas as regionais de Educação de Goiás. A secretária avalia que o crescimento da proficiência comprova que os alunos estão aprendendo o conteúdo ensinado.

Em relação ao avanço nos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, os dados também são positivos. No Ensino Fundamental, em Português, o salto foi de 255,6 para 265,6, se comparado ao ano passado. Já em Matemática, o crescimento foi maior, saltando de 250,4 para 263.

No Ensino Médio, em Língua Portuguesa os números foram de 267 para 278,2 e em Matemática, de 265,3 para 276.

Investimentos

De acordo com Gavioli, os avanços provêm do compromisso do Governo Estadual com a Educação, ressaltando os valores que o governador Ronaldo Caiado investiu na área de 2019 a 2023, de R$ 6,4 bilhões. “Não estamos dizendo que a rede não tem problema, ela tem. Ela é viva. Tudo que fazemos a gente pode melhorar. Os dados comprovam que o caminho percorrido está certo, com resultados de crescimento com equidade, na capital e interior, em todas as regionais de Educação do estado”, diz.

No total, atualmente, Goiás tem 1004 escolas públicas estaduais que atendem 458 mil estudantes no Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial. Essas unidades receberam investimentos para melhorias em infraestrutura, com obras de construção, reforma e ampliação, além de aquisição de equipamentos e laboratórios, investimento em tecnologia e em mias acesso à conectividade.

Foi destacada ainda a renovação da frota dos ônibus escolares, a otimização de rotas e acompanhamento do Transporte Escolar, que se inserem no viés da segurança dos estudantes. Um outro ponto ressaltado é o aumento de 300% dos recursos do Tesouro Estadual destinados à Merenda Escolar foram instituídos para garantir a segurança alimentar dos estudantes da rede estadual.


Leia mais sobre: / / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.