05 de setembro de 2026
Saúde

Rede estadual mantém plantões de urgência e emergência durante o Carnaval em Goiás

Hospitais e unidades estaduais funcionam em regime de plantão nos dias 16 e 17 de fevereiro; setores administrativos e ambulatórios retomam atendimento na quarta
Unidades da rede estadual de saúde mantêm plantões de urgência e emergência durante o feriado de Carnaval em Goiás. (Foto: SES-GO).
Unidades da rede estadual de saúde mantêm plantões de urgência e emergência durante o feriado de Carnaval em Goiás. (Foto: SES-GO).

A rede estadual de saúde vai manter o atendimento de urgência e emergência durante o feriado prolongado de Carnaval, na segunda e terça-feira (16 e 17/2), tanto em quanto no interior do Estado. A assistência aos pacientes internados também seguirá normalmente em todas as unidades hospitalares.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Goiás, os setores administrativos e ambulatoriais voltam a funcionar integralmente na quarta-feira de Cinzas (18/02), em geral a partir das 14 horas. Em algumas unidades, no entanto, o retorno ocorre às 7 horas ou ao meio-dia, conforme escala interna.

Hospitais em Goiânia

Na capital, o regime de plantão será mantido nos seguintes hospitais estaduais:

  • Hospital Estadual da Mulher (Hemu)
  • Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad)
  • Hospital de Urgências de Goiás (Hugo)
  • Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol)
  • Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad ()
  • Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Hemnsl)

Nos hospitais estaduais localizados na Região Metropolitana e no interior como Pirenópolis, Jataí, Jaraguá, Anápolis, São Luís de Montes Belos, , Itumbiara, Aparecida de Goiânia e Santa Helena de Goiás os atendimentos de urgência e emergência também seguem normalmente durante o feriado.

Já os Hospitais Estaduais do Centro-Norte (HCN), em ; de Trindade (Hetrin); de (HEF); e de Águas Lindas (Heal) mantêm funcionamento regular em todas as áreas.

Funcionamento diferenciado

Algumas unidades terão alterações pontuais nos serviços ambulatoriais e administrativos.

No Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), os atendimentos ambulatoriais, procedimentos eletivos de medicina diagnóstica e atividades administrativas estarão suspensos na segunda e terça-feira, com retorno na quarta-feira.

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) também suspende o atendimento ambulatorial nos dias 16 e 17, retomando as atividades a partir das 14 horas de quarta-feira. Permanecem mantidas as cirurgias de urgência, transplantes renais e de fígado, além da assistência a pacientes internados e regulados.

No Hemu, o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), o Banco de Leite Humano (BHL), o ambulatório e o atendimento externo estarão fechados na segunda e terça-feira, reabrindo ao meio-dia de quarta-feira.

No Hugol, exames agendados e atendimentos ambulatoriais estarão suspensos na terça-feira. O banco de sangue fecha no mesmo dia e reabre na quarta-feira, às 7 horas. As atividades administrativas seguem em regime de revezamento.

No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), não haverá consultas e terapias ambulatoriais apenas na terça-feira, mantendo-se o atendimento aos pacientes internados.

Outras unidades, como o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Colônia Santa Marta (HDS), o HDT e o Ceap-Sol, também terão funcionamento parcial na terça-feira, com normalização na quarta.

Cora e saúde mental

No Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora), setores administrativos e ambulatório estarão fechados na segunda e terça-feira, retomando na quarta-feira. Os demais serviços seguem normalmente.

O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm), em Aparecida de Goiânia, mantém atendimento a pacientes internados e casos de urgência durante o feriado, com retorno das atividades administrativas na quarta-feira.

Hemocentros

O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo), em Goiânia, funcionará no sábado (14/02) e na segunda-feira (16/02), das 8 às 12 horas. Na terça-feira (17/02), a unidade estará fechada. O atendimento será retomado integralmente na quarta-feira (18/02), a partir das 14 horas.

As unidades do interior seguem o mesmo cronograma: funcionamento na segunda, fechamento na terça e reabertura na quarta-feira à tarde.

Policlínicas e outros serviços

As Policlínicas Estaduais de São Luís de Montes Belos, Goiás, Goianésia e Quirinópolis entram em recesso na segunda e terça-feira, retomando o atendimento na quarta. Já as unidades de Posse e Formosa mantêm funcionamento normal durante o feriado.

A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) suspende as atividades no período e reabre na quarta-feira, às 14 horas. O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão, das 8 às 16 horas, para recebimento de amostras relacionadas a cultura microbiana, surtos e emergências.

Plantões permanentes

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas para orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos. A Gerência de Transplantes de Goiás também mantém equipe de sobreaviso para notificação, captação e distribuição de órgãos durante todo o feriado.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado