O recadastramento anual obrigatório da Goiás Previdência (Goiasprev) para 2025 já está disponível para 71 mil segurados da instituição, entre aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, da Defensoria Pública, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. O procedimento segue um calendário específico e deve ser realizado por meio da página oficial da instituição (goias.gov.br/goiasprev).
A prova de vida é exigida conforme a Lei Complementar nº 161/2020 e a Lei Ordinária nº 20.946/2020, com o objetivo de evitar pagamentos indevidos e fraudes. O não cumprimento no prazo estabelecido pode levar ao bloqueio do benefício a partir do segundo mês e à suspensão após quatro meses do aniversário do segurado.
Os beneficiários podem realizar o recadastramento presencialmente nas unidades do Vapt Vupt, sem necessidade de agendamento, ou nos postos do Ipasgo Saúde, mediante apresentação de documento pessoal e comprovante de endereço atualizado. Já segurados acamados, com comorbidades ou residentes fora do estado, ou do país, podem solicitar atendimento por videoconferência.
Em 2024, mais de 16 mil segurados tiveram seus benefícios bloqueados (uma média de 1300/mês) e mais de 1,7 mil suspensos, por não compareceram no prazo determinado. Devido às consequências da Lei, a previdência reitera que o segurado deve ficar atento aos prazos de realização da prova de vida para evitar o bloqueio dos benefícios ou a suspensão, 60 dias e 90 dias após a data de aniversário, respectivamente.
Em 2025, a Goiasprev informa que aprimorou o sistema Gprev com o Módulo Censo, que melhora o armazenamento de informações e facilita o contato com os beneficiários. Além disso, um novo registro fotográfico será feito durante a prova de vida para reforçar a segurança contra fraudes.
Mais informações podem ser obtidas no site da Goiasprev ou pelos canais de atendimento da instituição.
Leia mais sobre: Prova de vida é obrigatória / Recadastramento na Goiásprev / Cidades / Notícias do Estado