09 de outubro de 2024
Educação

Reajustado entre 15% a 18% o salário da educação da prefeitura de Aparecida de Goiânia

Prefeito de Aparecida Vilmar Mariano valoriza servidores da Educação ao sancionar projetos com melhorias salariais, reajuste será de 15% a 18%, conforme o cargo
A cerimônia aconteceu no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. (Foto: Rodrigo Estrela/Secom)
A cerimônia aconteceu no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. (Foto: Rodrigo Estrela/Secom)

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, assinou na tarde desta quinta-feira os Projetos de Lei Complementar (PLC) 002/24 e 003/24, que dizem respeito ao aumento das gratificações e ajuste da tabela salarial do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Administrativos da Educação Municipal.

A cerimônia aconteceu no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. Os servidores administrativos da Rede Municipal de Educação de Aparecida fizeram presentes no evento. Os dois projetos de lei foram propostos pelo Poder Executivo e aprovados durante o mês de janeiro pelo Poder Legislativo em uma sessão extraordinária. Segundo o projeto, o PLC 002 busca incrementar os montantes das gratificações concedidas aos secretários gerais, coordenadores e assessores pedagógicos, bem como aos analistas educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Representa um sonho”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano durante a cerimônia de aprovação de dois projetos que tratam da melhoria salarial de várias categorias do sistema de educação municipal de Aparecida de Goiânia. A ação do Executivo trará benefícios aos diretores, coordenadores, secretários escolares, auxiliares de serviços diversos, agentes educacionais, intérpretes de libras, bibliotecários, professores de informática e analistas de cultura e esporte.

“Estamos preocupados em valorizar os profissionais que fazem parte da Educação em nosso município. Esses dois projetos sancionados valorizam com reajuste salarial e gratificação para esses profissionais que tanto têm feito pela educação de nossas crianças e adolescentes. Outras categorias também estão sendo valorizadas como, por exemplo, trabalhadores da saúde e os agentes da Guarda Civil Municipal”, destaca Vilmar.

A secretaria de Educação, Idelma Pereira, fez questão de ressaltar que os aumentos terão um efeito favorável nos salários dos beneficiados. “Corresponde de 15% a 18% sobre piso do servidor e também gratificações. Nosso prefeito entendeu a necessidade de cada profissional e teve a sensibilidade de aprovar os dois projetos. Hoje, é um momento de comemoração e gratidão porque eram pautas antigas que, agora, foram atendidas”. 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e deputada estadual Bia de Lima expressou sua gratidão ao prefeito pelos investimentos realizados na educação municipal, reconhecendo assim a luta dos servidores. Ela mencionou que “em Aparecida há pessoas que tratam a educação com respeito e cuidado”, e ressaltou a importância da luta para alcançar conquistas. Além disso, Bia de Lima também aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Vilmar por valorizar os trabalhadores que têm um impacto significativo na área educacional desta cidade, destacando sua posição como representante de classe e parlamentar estadual.

Os servidores administrativos da Rede Municipal de Educação de Aparecida fizeram presentes(Foto:Rodrigo Estrela/Secom)

Coordenadora da Escola Municipal Andreia Ferreira Barbosa, no Jardim Helvécia, Cristiane Borges falou sobre a importância do reconhecimento e valorização por parte da gestão municipal. “Considero como um avanço e acredito que será benéfico para todos porque estávamos mesmo precisando. Aparecida dá um grande salto ao equiparar o salário de muitos servidores em relação a municípios vizinhos”, finalizou Andreia.

A representante dos agentes educativos, Elaine Cristina, falou sobre a importância e valorização pelos profissionais da educação. “Estamos todos muito felizes porque essa valorização era necessária, 97% dos agentes educativos têm curso superior, as crianças têm contato enorme conosco, então essa valorização era precisa e estava atrasada, faz 5 anos que estávamos lutando por essa valorização” enfatiza a representante.


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades / Educação