Cidades

Reabertura de atividades em Goiânia será avaliada na segunda

Na próxima segunda-feira às 14 horas deverá ocorrer reunião do Centro de Operações de Emergências (COE), colegiado que tem avaliado situações de risco relativa à pandemia do novo coronavírus. No encontro deverá ser discutida a proposta de reabertura parcial de atividades produtivas nas capital, segundo protocolo construído pela Prefeitura de Goiânia na quinta-feira (28).

A Secretaria Municipal de Saúde não confirma datas de reaberturas. Empresários após reunião realizada no Paço Municipal destacaram a possibilidade de flexibilização a partir do próximo dia 6, começando pelos shoppings e a região da Rua 44 no dia 13. O Município ainda avalia a questão que será submetida ao COE.

A prefeitura enfatizou que o retorno de qualquer atividade está condicionado a situação epidemiológica na cidade, ao controle da doença que está diretamente ligado ao nível de isolamento social. O nível de isolamento social em Goiás é de 36,4%.

Segundo a prefeitura, a ideia é elaborar um plano de reabertura por etapas, liberando primeiro os segmentos que apresentam menor risco de contágio da doença.

Mas a flexibilização só ocorrerá após apreciação e autorização do Centro de Operações Emergenciais (COE) que é formado por representantes de diversos seguimento entre eles Ministério Público, poder Judiciário, Conselho Municipal de Saúde e pesquisadores.  

Empresários deverão participar da reunião. Eles se comprometeram a apresentar mais documentos para compor uma proposta de retomada das atividades com medidas rígidas de segurança.

Veja nota completa da Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a flexibilização e as respectivas datas de reabertura do comércio estão condicionadas a situação epidemiológica na cidade naquele momento para que haja a retomada das atividades de forma segura e responsável, tendo como principal foco o controle da Covid-19 em Goiânia.

No dia de ontem (28/05), representantes de vários seguimentos econômicos estiveram numa reunião no Paço Municipal para que fosse iniciado, em conjunto com autoridades sanitárias do município, um planejamento de reabertura gradual do comércio. Os empresários se comprometeram a apresentar mais documentos para compor uma proposta de retomada das atividades com medidas rígidas de segurança.

Ao final da reunião ficou decidido que as atividades serão retomadas de forma escalonada e seguindo protocolos, normas e recomendações de prevenção à Covid-19.

A ideia é elaborar um plano de reabertura por etapas, liberando primeiro os segmentos que apresentam menor risco de contágio da doença. Mas a flexibilização só ocorrerá após apreciação e autorização do Centro de Operações Emergenciais (COE), que é formado por representantes de diversos segmentos entre eles Ministério Público, poder Judiciário, Conselho Municipal de Saúde e pesquisadores.

Mais uma vez, a prefeitura enfatiza que o retorno de qualquer atividade está condicionado a situação epidemiológica na cidade, ao controle da doença que está diretamente ligado ao nível de isolamento social.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024