20 de março de 2025
Nova gestão • atualizado em 18/02/2025 às 15:48

Rafael Lara e Daniela Lima são nomeados presidentes da Coordenação do Colégio de Presidentes da OAB

O presidente da OAB-GO e a presidente da OAB-BA ocuparão os cargos de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2026
Rafael Lara e Daniela Lima serão os novos Coordenadores do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB. Foto: Divulgação
Rafael Lara e Daniela Lima serão os novos Coordenadores do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB. Foto: Divulgação

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, e a presidente do Conselho Seccional da OAB/Bahia, Daniela Lima de Andrade Borges, assumirão os cargos de Coordenadores do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil. Os novos coordenadores foram nomeados pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, na última segunda-feira (17).

Lara e Daniela ficarão nos cargos pelo período de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2026, por meio da portaria 17/2025. O presidente da OAB-GO destacou a importância do Colégio de Presidentes na construção do diálogo que busque soluções para a advocacia. “Recebo essa nomeação com grande responsabilidade e compromisso, ao lado da presidente Daniela Borges, para coordenarmos o Colégio de Presidentes de Seccionais. Esse espaço é fundamental para alinhar estratégias, fortalecer a atuação institucional da OAB em todo o país e garantir que as demandas da advocacia, em cada estado, sejam ouvidas e atendidas”, disse Rafael Lara.

Daniela Lima, por sua vez, afirmou que está “muito feliz e honrada com a confiança para esta nova missão”. “Espero, ao lado do nosso querido Rafael Lara, poder contribuir com os trabalhos do nosso Colégio de Presidentes de Seccionais, órgão tão importante do nosso sistema OAB. Nossos colegas presidentes de seccionais podem ter a certeza que aceitamos essa missão para que possamos juntos encontrar nos desafios oportunidades para avanças nas pautas de fortalecimento da advocacia, somando e multiplicando forças. Contem conosco”.

Por fim, Lara prometeu se empenhar em prol da categoria. “Agradeço ao presidente Beto Simonetti e toda diretoria pela confiança e reafirmo meu empenho em trabalhar pelo fortalecimento e união da advocacia brasileira”, avaliou Rafael.

Conheça os novos coordenadores

Rafael Lara Martins é advogado e presidente reeleito da OAB-GO para o triênio 2025-2027. Doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). No sistema OAB, atuou como Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil no triênio 2019-2021, Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-GO em duas gestões consecutivas (2016-2018 e 2019-2021) e Conselheiro Seccional da OAB-GO nos triênios 2013-2015 e 2016-2018.

Rafael participou de diversas comissões, sendo o primeiro presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB-GO (2013-2015) e vice-presidente da Comissão Nacional de Compliance do Conselho Federal da OAB (2019-2021). Além de sua atuação na OAB, foi presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) em dois mandatos consecutivos, entre 2011-2013 e 2013-2015. Também se dedica à docência, sendo professor de Direito, palestrante e autor.

Daniela Lima é a primeira mulher na história a assumir a presidência da OAB Bahia. É advogada tributarista há mais de 20 anos e presidiu a Comissão Nacional da Mulher Advogada entre os anos de 2019 e 2021. É sócia e exerce advocacia no escritório Didier, Sodré & Rosa. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Mestre em Direito Tributário também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), atualmente é Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (em curso).

Além disso, é professora de Direito Tributário e Direito Financeiro na graduação dos Cursos de Direito da Universidade Federal da Bahia – UFBA e da Faculdade Baiana de Direito – FBD e na Pós-Graduação do Curso da Faculdade Baiana de Direito e da Universidade Católica de Salvador. Tem pesquisa e artigos escritos na área tributária, tributação e gênero e direitos das mulheres.


Leia mais sobre: / / Direito e Justiça