09 de outubro de 2024
TV

“Quebrando Mitos”: irmão de Luciano Huck lança documentário sobre masculinidade frágil de Bolsonaro

Fernando Grostein, que é cineasta, disse que mostrará, em seu filme, como as políticas de Jair Bolsonaro (PL) tiveram uma influência negativa sobre a vida de brasileiros.
Documentário será lançado nesta sexta-feira (16), assista ao trailer. (Imagem: reprodução)
Documentário será lançado nesta sexta-feira (16), assista ao trailer. (Imagem: reprodução)

O cineasta Fernando Grostein Andrade lança, nesta sexta-feira (16), o documentário ‘Quebrando Mitos’. Andrade, diretor do filme, e que também é irmão de Luciano Huck, produziu o filme com seu namorado, o cantor Fernando Siqueira, e afirmou que tem como objetivo, na produção, destrinchar a masculinidade frágil de Jair Bolsonaro, por meio de um olhar biográfico.

Segundo o que diz Fernando, o filme, que estreia na página www.quebrandomitos.com.br, investiga ainda como Bolsonaro, entre outros pontos, usou o ódio aos LGBTQs como alavanca eleitoral para pavimentar o seu caminho ao poder, como suas políticas tiveram uma influência negativa sobre a vida de brasileiros.

Em um texto publicado no próprio site, Fernando afirma que espera, com documentário, influenciar as próximas eleições no país sul-americano, que acontecem no dia 2 de outubro. O cineasta, que está radicado na Califórnia, disse que não pode retornar ao Brasil, pois recebeu ameaças de morte por falar publicamente contra o presidente e suas ações sobre os direitos LGBTQ, a floresta amazônica e outras questões.

Sobre o documentário que fala de Bolsonaro, Fernando explica sobre o que pensou. “Masculinidade não precisa ser catastrófica. É importante dizer que isso não é uma crítica ao masculino, afinal sou um homem gay. Não estou falando que os homens não têm que participar do poder. Estou dizendo que o poder precisa ser dividido – cabe mais gente. Quando todo mundo olha uma coisa pelo mesmo lado, todo mundo só enxerga o mesmo ângulo. Quem perde é a sociedade, porque eliminamos assim a inteligência coletiva”, afirma Andrade.

Vale lembrar que este não é o primeiro filme produzido por Andrade, que em 2011 lançou outro documentário, “Quebrando o Tabu”, um filme que explorou soluções alternativas para a guerra às drogas, abordando-a como uma questão de saúde. O vídeo, que contou com entrevistas com chefes de estado como Jimmy Carter, Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso, foi distribuído em 22 países e acabou virando uma série de TV brasileira de 20 partes e possui uma página no Instagram com mais de 8 milhões de seguidores.

Ainda em relação ao documentário “Quebrando Mitos”, Grostein Andrade divide com Fernando Siqueira a direção do longa-metragem sobre o presidente da República. Já o roteiro da obra é assinado pela jornalista Carol Pires, criadora do podcast “Retrato Narrado”, e a edição tem participação do americano Doug Abel, vencedor do Oscar de melhor documentário por “Sob a Névoa da Guerra”. Veja o trailer:


Leia mais sobre: / / / Política