A ex funkeira Jojo Todynho gerou polêmica e foi ironizada ao criticar o Sistema Único de Saúde (SUS) durante sua participação no podcast “Fala Guerreiro”. Entre as reações que repercutiram, estava a do responsável pelo sistema, o Ministério da Saúde, que ironizou as falas de Todynho e disse que “surgiu na internet uma crítica ‘todinha’ errada sobre o SUS”.
Em entrevista, a cantora tinha criticado poucos dias antes, os defensores do sistema público de saúde, afirmando que muitos deles utilizam planos de saúde privados, o que, segundo ela, seria uma contradição. Além de criciar o SUS, Jojo Totynho também causou polêmica ao afirmar que muitos que defendem pautas sociais mantêm estilos de vida incompatíveis com o discurso.
O post do Ministério fez paródia não apenas com o nome, mas também com o maior sucesso da ex-funkeira, que perguntava logo no título: “Que tiro foi esse?”. Na postagem a mensagem foi: “Que mico foi esse?”.
O ministério argumentou que pesquisas indicam que o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. “E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS”, enfatizou a pasta.
O motivo é que o sistema mantém serviços que vão muito além da estrutura física buscada pela população nas unidades de saúde. O SUS está relacionado a diversos serviços importantes para a sociedade, muitos até desconhecidos da maioria das pessoas, como vigilâncias epidemiológicas e sanitárias, SAMU, vacinas gratuitas, entre outras.
Pelas redes, outros vieram em defesa do sistema e contra falas de Jojo Todynho. Entre elas, a ex-nadadora olímpica Joanna Maranhão, que ironizou a cantora em um vídeo, dizendo preferir “comer lixo” a assistir aos comentários dela.
Segundo a coluna Purepeople, também a apresentadora Cariúcha rebateu as críticas ao SUS, defendendo a importância do sistema público de saúde e chamando Todynho de hipócrita. Cariúcha tem desavenças com a ex-funkeira.
Jojo Todynho tinha polemizado também por fazer comentários sobre pessoas que se identificam como socialistas, mas utilizam produtos de alto valor, como iPhones e calçados de marca. Para ela, isso indicaria incoerência entre discurso e prática.
Em reação às suas críticas, Jojo Todynho publicou um novo vídeo em suas redes sociais, reafirmando suas opiniões e chamando seus críticos de hipócritas.
Leia mais sobre: Jojo Todynho virou "todinho" / Ministério ironiza crítica ao SUS / Brasil / Saúde