25 de junho de 2022
Segundo Reforço

Quarta dose da vacina da covid é liberada para trabalhadores da saúde e pessoas acima de 50 anos em Aparecida

São 39 postos de vacinação contra covid espalhados pela cidade
A quarta dose, ou segunda dose de reforço, está sendo aplicada em trabalhadores da saúde e pessoas acima de 50 anos em Aparecida. Foto: Claudivino Antunes
A quarta dose, ou segunda dose de reforço, está sendo aplicada em trabalhadores da saúde e pessoas acima de 50 anos em Aparecida. Foto: Claudivino Antunes

A partir da última segunda-feira (6), a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) começou a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 em trabalhadores da saúde e em todas as pessoas com mais de 50 anos. Até então, a quarta dose estava disponível apenas para idosos e imunossuprimidos.

São 39 postos fixos de imunização espalhados pela cidade. Os interessados em receber a segunda dose de reforço podem procurar a unidade de vacinação mais próxima, e obedecer o intervalo mínimo de quatro meses entre a última dose tomada.

Para receber a vacina, as pessoas acima de 50 anos devem apresentar os documentos pessoais e cartão de vacinação e os trabalhadores da saúde precisam comprovar a atuação.

Continua após a publicidade

A ampliação do grupo é uma recomendação do Ministério da Saúde, que considerou que com o tempo a efetividade da proteção contra o vírus é reduzida, sendo necessária a aplicação de doses de reforço como medida de segurança para o cenário epidemiológico do país.

Proteção ampliada

Pesquisas científicas já demonstraram que, com uma segunda dose de reforço, houve aumento de cinco vezes nos títulos de anticorpos após uma semana da aplicação. “Apesar da comunidade científica indicar a aplicação de novas doses para aumento da proteção, apenas 30% da população adulta de Aparecida recebeu o primeiro reforço. Isso é preocupante, ainda mais considerando o aumento de casos do último mês”, alerta a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Continua após a publicidade

De acordo com o último boletim de vacinação da SMS, de 20 de janeiro de 2021 a 23 de maio de 2022, o município já aplicou 1.013.279 doses de vacinas contra a covid-19. Dentre esse número, 130.080 pessoas receberam a terceira dose e 21.284 idosos e imunossuprimidos receberam o segundo reforço.