17 de abril de 2024
Atenção • atualizado em 28/12/2023 às 07:38

Saiba quais são as mudanças confirmadas para quem vai renovar a CNH em 2024

São três novos pontos que deverão impactar na vida dos motoristas que precisarão passar pela renovação no próximo ano
A Carteira Nacional de Habilitação permite que uma pessoa seja identificada e autorizada a dirigir veículos. (Foto: reprodução)
A Carteira Nacional de Habilitação permite que uma pessoa seja identificada e autorizada a dirigir veículos. (Foto: reprodução)

A partir de semana que vem, ou seja, de 2024, haverá mudanças para motoristas que vão renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). São pelo menos três alterações na legislação que deverão impactar diretamente a vida de quem dirige.

Uma das primeiras mudanças para que vai renovar a CNH, é uma importante obrigatoriedade envolvendo os exames toxicológicos. Esses exames serão exigidos para todas as categorias de motoristas. A medida focará principalmente as categorias C, D e E.

Outra mudança é a de que haverá uma revisão dos prazos. De acordo com as novas regras, a renovação do documento se dará a cada 10 anos para motoristas com menos de 50 anos e a cada 5 anos para aqueles entre 50 e 70 anos. Para quem tem mais de 70, a renovação precisará ser a cada 3 anos.

Quem deixar de cumprir esses prazos receberá várias penalidades, como multas e até mesmo alguns pontos na carteira.

Por fim, a última mudança, para quem for renovar a CNH em 2024 é sobre a transição de categoria D para E. Essa alteração só será possível para motoristas que não tenham cometido mais de uma infração grave nos últimos 12 meses.

Leia também: Detran-GO prevê concurso com salários de mais de R$ 4 mil em 2024


Leia mais sobre: / / / Variedades

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.