Categorias: Cidades

PUC/GO não acata recomendação do MPF e é acionada na justiça

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) ajuizou nesta sexta-feira (27), ação civil pública com pedido de tutela antecipada (ACP) contra a Sociedade Goiana de Cultura (mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO) a da União. A ação foi motivada pelo não atendimento à recomendação feita pelo MPF/GO na última quarta-feira (25), na qual se pedia à universidade a retificação de edital 64/2015 e a suspensão temporária da divulgação do resultado do processo seletivo para ingresso de estudantes na universidade em 2016.

A PUC/GO manifestou-se contrária ao que foi pedido na recomendação do MPF/GO, alegando que suas normas editalícias estariam amparadas por suposta autonomia didático-científica e que, no âmbito de sua discricionariedade e da livre iniciativa, estabelece as normas relativas aos seus processos seletivos.

A procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira destaca que a prestação de educação superior pela iniciativa privada é serviço público de titularidade da União, o qual tem sua execução delegada a particulares, condicionada ao cumprimento da Constituição e das leis.

O MPF/GO pede, agora, que a Justiça Federal (JF) conceda a antecipação dos efeitos de tutela, determinando à PUC/GO a imediata suspensão da divulgação do resultado do processo seletivo para ingresso de estudantes na universidade em 2016 até que o edital 64/2015 seja retificado e apresente a possibilidade de vista do espelho das provas objetivas e de redação, bem como assinale prazo razoável para que os candidatos possam interpor recurso contra as notas e o resultado que lhes forem atribuídos.

O pedido do MPF/GO não se restringe apenas ao processo seletivo previsto no edital citado, mas que a JF determine à universidade que os próximos editais já venham com tais possibilidades previstas. Em caso de descumprimento das determinações judiciais, pede-se aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil à PUC/GO.

O Diário de Goiás entrou em contato com a assessoria de imprensa da PUC para obter o posicionamento da universidade sobre o assunto, mas não obteve resposta.

 

Com informações do MPF em Goiás

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024

Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, aponta pesquisa AtlasIntel

Conforme a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10), o governador Ronaldo Caiado (UB) segue com…

11/08/2024

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024