O PT fez nesta segunda-feira (5), em Goiânia, a primeira reunião da Federação Brasil da Esperança, que forma ao lado de PCdoB e PV, de olho na eleição deste ano em Goiás. A presidente petista, deputada federal Adriana Accorsi, reafirmou que mantém diálogo com outros quatro partidos para a frente de esquerda no estado.
A federação já dá como certa aliança com o Cidadania e, inclusive, trata Iure Castro, presidente estadual da legenda, como um dos potenciais candidatos ao governo. Accorsi, no entanto, reforça que ainda trabalha para levar à frente progressista outros partidos com programática semelhante, como PDT, PSOL, Rede e PSB.
Nesta segunda, ela conversou com as presidentes do PSOL, Cíntia Dias, e da Rede, Lília Monteiro, para costurar a aliança. Os dois partidos formam também uma federação. A pauta dos encontros foi o processo eleitoral, com foco na reeleição de Lula e montagem de chapas proporcionais. De acordo com ela, todos os partidos estão mobilizados e com candidaturas para a chapa majoritária e para as proporcionais. “Estamos bastante unidos e o nosso objetivo agora é ampliar a frente progressista a partir da federação”, comentou a deputada.
Mais cedo, a presidente do PT também já havia se reunido com os presidentes do PV, Cristiano Cunha, e do PCdoB, Honório Ângelo.
Na semana anterior, Accorsi anunciou nomes de seis pré-candidatos ao Palácio das Esmeraldas: o vereador Edward Madureira (PT), o advogado Valério Luiz (PT), o presidente do Cidadania, Iure Castro; o superintendente do Iphan-GO, Gilvane Felipe (sem partido); o professor Jerônimo, que foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por ela à prefeitura de Goiânia e o ex-governador José Éliton (sem partido). O objetivo, segundo o PT, é afunilar um nome para o governo até o fim de janeiro.
Leia mais sobre: Eleições 2026 / frente progressista / PT / Política

