27 de maio de 2024
ENSINO SUPERIOR

Prouni 2024: candidatos pré-selecionados devem comprovar os dados até esta terça (20)

Prazo para entrega dos documentos foi dia 6 de fevereiro, data que o resultado da primeira chamada do Prouni 2024 foi divulgado
As inscrições para o processo seletivo do Prouni tiveram início no dia 1º de fevereiro. (Foto: Deiviane Linhares)
As inscrições para o processo seletivo do Prouni tiveram início no dia 1º de fevereiro. (Foto: Deiviane Linhares)

Os estudantes que foram pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni 2024) no primeiro semestre deste ano devem comprovar os dados que foram informados no momento da inscrição. Para isso, os pré-selecionados têm até esta terça-feira (20) para conferir.

O prazo para entrega dos documentos foi dia 6 de fevereiro, data que o resultado da primeira chamada do Prouni foi divulgado, o processo deve ser feito na própria instituição de ensino superior escolhida pelo candidato pré-selecionado. Foram ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais, distribuídas entre 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes na primeira edição do Prouni 2024.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo do Prouni tiveram início no dia 1º de fevereiro, pelo portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC), com login e senha do site do gov.br. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.

O candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, além de ter obtido média mínima nas áreas de conhecimento (450 pontos) e nota superior a zero na redação.

O candidato deveria indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso, bem como a instituição de ensino e o turno, logo depois o pré-selecionado teve que marcar se desejava participar na modalidade de ampla concorrência ou cotas. A nota parcial para os cursos deve ser monitorada pelo candidato, que pode mudar as escolhas.

Resultado

Caso o candidato ao Prouni esteja dentro da nota de corte e consiga uma das vagas ao final do prazo de inscrição, constará como pré-selecionado, que significa que a vaga está reservada para ele, mas antes de assumi-la precisa cumprir com as últimas etapas de seleção.

Se dois ou mais candidatos tiverem notas idênticas na média do Enem, o desempate do Prouni segue a ordem de maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, maior nota na prova de matemática, maior nota na prova de ciências da natureza e, por fim, maior nota na prova de ciências humanas.


Leia mais sobre: / / / / / / Brasil

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.