09 de outubro de 2024
Cidades

Protesto tenta evitar fechamento do Ginásio Anchieta, em Silvânia

Lideranças da cidade de Silvânia farão um protesto nesta sexta-feira (18) para tentar evitar o fechamento do histórico Ginásio Anchieta, colégio com 94 anos de fundação. O objetivo é sensibilizar a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para que feche um novo acordo com a direção da instituição.

São esperadas cerca de 1 mil pessoas na manifestação, prevista para começar às 9h, na porta do Anchieta.

O movimento é encabeçado pelo vereador Kléber França e pelo Padre Carlos, representante do colégio. Ambos realizam nesta quinta-feira (17) uma audiência com a secretária Fátima Gavioli.

A Inspetoria São João Bosco, mantenedora da instituição, anunciou no dia 26 de setembro que fecharia o Anchieta ao fim do ano de 2019. O motivo são as alterações no convênio com o Estado de Goiás, propostas pela Seduc.

“Goiás passa por um momento complicado com os convênios, que estão sendo questionados pelo Ministério Público. O governador está tentando reorganizar. Este ano foi feita uma proposta de mudança do convênio, na qual teríamos que arcar com muito mais que já arcamos. Para nós, financeiramente, não seria viável fazer essa parceria. Teríamos de desembolsar além do nosso orçamento e precisaríamos afetar nossos alunos, que são sociais, de baixa renda, e pagam apenas um valor simbólico”, explicou o Padre Carlos.

A entidade mantenedora do colégio elaborou uma nova proposta e formalizará ao governo na audiência com a Seduc. “Não seria mais um convênio, mas outra parceria para viabilizar o funcionamento da escola. É viável legalmente. A instituição abriria mão de todos os direitos de uso em um contrato com o Estado”, revelou o representante do Anchieta.

O protesto serve para sensibilizar Estado e Inspetoria São João Bosco, conforme explicam os organizadores. De acordo com Padre Carlos, a instituição já se comprometeu a tentar salvar a escola, mas precisa do apoio do governo. Embora o diálogo ainda esteja travado, há otimismo por parte dos defensores do colégio.

“O diálogo, por ora, está meio fechado. Vamos conversar com a secretária para ver as possibilidades. Até agora, Estado e instituição estão mantendo suas posições. Nesse modelo, teremos que fechar. O colégio decidiu abrir mão de muita coisa em prol dos alunos para fazer esse acordo. Mas o Estado também precisará abrir mão de algumas coisas nessa nova parceria. Vamos ver se com essa mobilização conseguimos abrir mais o diálogo e fechar a parceria”, comentou Padre Carlos.

A Seduc se pronunciou por meio de nota emitida no dia 27 de setembro. Na ocasião, a pasta lamentou a decisão dos mantenedores do Anchieta e garantiu que nenhum aluno ficaria fora da sala da aula. Leia na íntegra.

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) lamenta o anúncio do encerramento das atividades do Ginásio Anchieta na cidade de Silvânia. A Seduc esclarece que todos os esforços foram feitos para que a situação não chegasse a esse ponto e que, inclusive, uma proposta foi apresentada.

Todavia, com a decisão da Instituição mantenedora pelo encerramento das atividades da unidade escolar, a Seduc informa ter determinado à Coordenação Regional de Educação (CRE) de Silvânia, à qual a escola é jurisdicionada, que faça o estudo de rede com vistas a garantir vagas aos alunos. A Seduc reitera que todos os estudantes terão assegurado o seu direito à Educação na rede pública estadual de ensino.


Leia mais sobre: / / / Cidades