28 de maio de 2022
Melhorias no trânsito • atualizado em 13/05/2022 às 14:58

Prolongamento da Marginal Botafogo é entregue nesta sexta-feira (13)

Trecho tem 1,3 quilômetros de extensão, e liga avenidas Segunda Radial, na Vila Redenção, e Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, fazendo parte do parte do Complexo Viário Jamel Cecílio
Trecho do prolongamento da Marginal Botafogo. Fotos: Seplanh
Trecho do prolongamento da Marginal Botafogo. Fotos: Seplanh

Foi entregue, nesta sexta-feira (13/05), em cerimônia de inauguração, o prolongamento da Marginal Botafogo entre as avenidas Segunda Radial, na Vila Redenção, e Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. A obra, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), compõe o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio, também inaugurado na manhã de hoje.

Com investimentos da ordem de R$12 milhões, o trecho entregue tem cerca de 1,3 quilômetros de extensão. Também foram construídas duas alças de acesso às avenidas Segunda Radial e Jamel Cecílio, além da recomposição do leito do Córrego Botafogo, e melhorias no sistema de drenagem de águas pluviais dos bairros que margeiam a via.

Na solenidade de entrega do complexo, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, lembrou que “por muitos anos, a região enfrentou questões relacionadas a ligações clandestinas de esgoto, drenagem e erosões, algo sanado mediante a instalação dos mais de mil metros de novos tubos de concreto”.

Continua após a publicidade

A execução da obra contemplou o sistema viário proposto, e ações de urbanização focadas na proteção do leito e margens do Córrego Botafogo. Para tanto, mais de três mil metros quadrados de grama e 600 mudas de árvores ornamentais foram plantadas para melhorar a estabilidade do solo.

O Prefeito Rogério Cruz, que inaugurou a obra, ressaltou que, de acordo com levantamentos preliminares, a estimativa é de que, com o novo trecho, haja redução de cerca de 30% no volume de veículos que deixam a Marginal Botafogo, e pegam outras vias de acesso ao Setor Pedro Ludovico e bairros da região Sul. “São oito quilômetros de extensão que viabilizarão o fluxo rápido na Marginal e vias paralelas”, afirmou.

O prolongamento completa o trecho no sentido Norte-Sul, já inaugurado, que começa na Avenida Goiás Norte Ferroviária. Desta forma, a via completa passa a ter cerca de oito quilômetros de extensão que ligam, de forma rápida e acessível, as avenidas nas regiões Norte e Sul da capital, melhorando a mobilidade.

Continua após a publicidade