22 de abril de 2025
Estado de Goiás

Projeto prevê segurança jurídica e agilidade na contratação de obras do Fundeinfra com o Ifag

A perspectiva, de acordo com o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, é para que o autórgrafo de lei seja assinado até a próxima quinta-feira (20)
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto. Foto: Sérgio Rocha/Portal Alego
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto. Foto: Sérgio Rocha/Portal Alego

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de autoria do Poder Executivo goiano, proposto pela Secretaria da Infraestrutura, que autoriza o Estado a firmar uma parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), sem a necessidade de chamamento público.

A medida visa, de acordo com o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), dar segurança jurídica e agilidade aos processos, visto que o objetivo da parceria visa é aplicar recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) em obras de recuperação, manutenção, pavimentação e implantação de rodovias e de outros projetos relacionados à infraestrutura do Estado.

“O que estamos aprovando na Assembleia é a agilidade para que as obras aconteçam e o benefício chegue à população. Lembrando que a fiscalização será rígida. Inadmissível qualquer ato de ilegalidade”, frisou o parlamentar, em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares.

Questionado sobre a segurança jurídica da medida, Peixoto explicou que, com a aprovação da lei, o processo será avalizado pelas procuradorias da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado. “Todos nós sabemos que o governo Ronaldo Caiado é um governo sério, transparente e responsável”, destacou.

A expectativa é para que o autógrafo da lei seja assinado até a quinta-feira da semana vem (dia 20). O projeto encontra-se em tramitação na Comissão Mista da Casa, onde recebeu pedidos de vista de parlamentares ao ser colocada em apreciação nesta quinta-feira (13).

De acordo com a Agência Assembleia de Notícias, a proposta é uma medida prevista na Lei Estadual nº 21.670, de 6 de dezembro de 2022, que autoriza o Estado a firmar parcerias com organizações, dispensando a realização de chamamento público, desde que atendam aos requisitos da legislação.

O Ifag, fundado por entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás) e a Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos Agrícolas de Goiás (Aprosoja), tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e a infraestrutura do Estado.


Leia mais sobre: / / / / Política