09 de agosto de 2022
Cidades

Projeto oferece curso de Educomunicação em Comunidade Calunga de Goiás

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação e a Assembleia Legislativa promoveu entres os dias 5 e 7 a primeira etapa do projeto ” Educomunicação para Cidadania” na escola Calunga 1, sede , atuando na formação de jovens e professores.

O projeto tem o objetivo de integrar as tecnologias de informação e comunicação às mídias sociais e ao contexto escolar. Essa região é um dos dez municípios contemplados pelo Gabinete de Políticas Socias de Goiás, por fazer parte do Índice Multidimensional de Carências das Famílias de Goiás (ICMF).

A Secretaria de Estado da Educação, busca assegurar o protagonismo e a autonomia dos jovens nos seus processos de aprendizagem e produção de conhecimento, aprendendo assim, a selecionar de forma crítica as informações a que têm acesso, de um lado, e, de outro, buscando trabalhar suas habilidades comunicacionais.Todo esse processo pode ter como resultado  diferentes tipos de produções multimídias, como programas de rádio e/ou televisão (produção audiovisual), ensaios fotográficos, jornais, revistas, websites, plataformas em redes sociais.

Continua após a publicidade

Essas produções podem  estreitar o diálogo e os laços comunicacionais dentro da própria comunidade  ou fora dela, contribuindo para a construção de melhores visibilidades para a comunidade em questão.

As pautas que serão trabalhadas com os jovens e professores estarão relacionadas aos direitos humanos e aos conteúdos curriculares desenvolvidos na escola, integrando desta maneira, BNCC, Educação para os Direitos Humanos e Habilidades e Técnicas Comunicacionais

Cada localidade terá um “perfil” de projeto diferente, dependendo dos interesses comunicacionais de cada região. Essa é uma ação de formação continuada que inicia-se por 6 meses no Calunga 1, mas depois pretende-se alargar o projeto para outras regiões Calungas e para a RIDE.

Continua após a publicidade